Terça-feira, 08 de dezembro de 2015, com o sol quase se pondo no horário de verão, uma procissão de religiosos como roupas brancas e amarelas se formava em frente à Igreja Matriz São Mateus, na cidade de São Mateus do Sul – PR.
O clima de festa e de alegria era evidente no rosto e nas conversas entre os presentes no pátio da igreja, que aos poucos ia ficando tomado de veículos. Dentro da igreja um silêncio tomava conta, sem porém excluir a feição alegre dos fiéis ali presentes.
Vinte e cinco anos passados desde o dia 08 de dezembro de 1990, padre Silvano Surmacz relembra e celebra seu sim dado à uma vida consagrada à Deus, quando respondeu o chamado de Deus à vida sacerdotal na paróquia Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Rio Azul – PR, onde nasceu.
O jubilando, primeiro sacerdote ordenado do Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, pelo bispo fundador da diocese e criador do Seminário, hoje bispo emérito, Dom Walter Michael Ebejer, ainda de roupa social, no pátio da igreja, com alegria ia acolhendo familiares, amigos leigos e religiosos que chegavam.
Ainda que, sendo dia de semana, ao clima da simplicidade cativa foi inteirada a importância daquele momento para o padre Silvano, seu amigos e familiares. A procissão majestosa composta de seminaristas, padres do rito latino e do rito ucraniano, o bispo emérito e o bispo diocesano de União da Vitória, Dom Agenor Girardi, tomava conta de ponta a ponta o corredor da igreja.
Padre Silvano, que revestido de casula branca com traços dourados e seguia um pouco à frente dos dois bispos, era esperado e procurado pelos olhos do povo que, dos bancos acompanhavam a passagem da procissão. O aroma da fumaça do incenso que impregnava a igreja, conduzia todos ao clima solene e festivo daquela celebração eucarística.
A Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, celebrada neste dia 08 de dezembro, marca e acompanha a memória do jubilando como um dia todo especial, desde que escolheu como data para lembrar sua entrega à Deus.
Uma das marcas, virtudes existentes no padre Silvano já conhecida pelos que lhe são próximos foi destacada na palavras do seu amigo e irmão no sacerdócio, padre José Levi Godoy. “Quem conhece o padre Silvano sabe que ele é uma pessoa que gosta de festa, de alegria, valoriza muito estar próximo das pessoas e cultivar amizades. Basta olharmos a presença de tantos sacerdotes de diversos lugares que preenchem este presbitério”, relatava o padre de modo sorridente.
Descrevendo fatos curiosos e cômicos da vida do padre Silvano, que tirava gargalhadas da assembleia, padre Levi também destacava os vinte e cinco anos de vida sacerdotal do jubilando, dedicados a levar a Mensagem de Deus para as pessoas.
Esta lembrança fazia o povo presente pensar no valor do sacerdócio, assim como enchia de orgulho e alegria os irmãos e o pai do padre Silvano, senhor Theodoro Surmacz, que, sentado no terceiro banco do lado direito do presbitério, acompanhava com atenção as palavras dirigidas ao seu filho.
A alegria e o clima de amizade continuou no salão paroquial no momento do jantar. Em conversa informal, em uma das mesas, o senhor prefeito da cidade, Clovis Genésio Ledur, também relatava o testemunho de amizade que o padre Silvano dava em alguns momentos. “Às vezes quando nos encontrávamos, o padre Silvano sempre gostava de dizer que estava reunido com seus colegas padres. Ali eu via o quanto ele valorizava estar junto com amigos e seus colegas sacerdotes”, confirmava o prefeito.
Assim, a celebração jubilar dos seus vinte e cinco anos de sacerdócio deixou transparecer esse testemunho de alegria e amizade que também evangeliza, como pode também expressar a frase colocada no cartão de lembrança do seu Jubileu: “Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles…”, tirada do Evangelho de Mateus 7,12.
Na escadaria da igreja, a fotografia do Jubilando, padre Silvano Surmacz, com os colegas padres, diáconos e bispos presentes, registrava assim, a importância e a beleza da fraternidade no Presbitério e com o povo.
*A Diocese de União da Vitória se alegre e rende Graças à Deus por seu ministério presbiteral nesta Igreja Particular. Felicidades padre Silvano Surmacz, e que Deus vos abençoe sempre!
Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação
fmslara@yahoo.com.br
PARABÉNS PE SILVANO. QUE DEUS ABENÇOE O SEU SACERDÓCIO .