Na tarde de segunda-feira, 30, padre Emílio Bortolini, pároco da paróquia São Miguel Arcanjo, em Porto Vitória, trouxe um padre amigo seu, o qual conheceu fora do Brasil quando foi estudar, para fazer uma visita a Dom Agenor e ao Seminário Diocesano.
Estando em Roma, em 2009 para fazer mestrado em Teologia Espiritual, padre Emílio conheceu no mesmo curso, o padre Frei Bernardin Plantek, vindo já em 2008 da Croácia para realizar em Roma estudos também na área da espiritualidade. “Estudei a espiritualidade focada mais na arte dos ícones”, dizia o padre.
Atualmente, padre Bernardin, que é frade franciscano (OFM), trabalha como vice-mestre de noviços da Ordem, em um santuário mariano na cidade de Rijeka, (Croácia), e também está desenvolvendo doutorado no campo da espiritualidade.
Em sua época de estudos em Roma, tendo trabalhado em uma fraternidade de brasileiros fez amizades com pessoas de diversos Estados aqui do Brasil: Região Nordeste, Rio Grande do Sul e Paraná como é o caso do padre Emílio. “Sempre que posso, em minhas férias venho para o Brasil visitar meus amigos; e já criei um gosto pela música gaúcha e sertaneja”, comenta padre Bernardin, em tom bem humorado.
Pe. Marcelo S. de Lara
Assessor da Pastoral da Comunicação