No dia 9 de março, aconteceu na Casa de Formação Cristã Santa Rosa de Lima o Encontro de Formação de Voluntários da Cáritas.
Foi um momento de aprendizado, partilha e fortalecimento da missão de servir ao próximo, pois desde a chegada, a energia e o acolhimento foram marcas registradas no encontro.
Os participantes foram recebidos calorosamente por Ivone Magnani Pasquali, diretora da Cáritas Diocesana, onde distribuiu os materiais necessários para o encontro: bloco de anotações, caneta, marcador de página, panfletos sobre a história e missão da Cáritas, além de uma mensagem inspiradora sobre o papel fundamental de cada voluntário e o crachá ecológico, feito de papel reciclável com sementes de rúcula, simbolizando o compromisso com a vida e a esperança de um futuro melhor. Após, todos foram dirigidos até o refitório para o café da manhã, que não foi apenas uma refeição, e sim um momento de integração e encontro, onde cada sorriso compartilhado anunciava o espírito de fraternidade que guiou o dia.
Dando continuidade no encontro, Lindamir de Fátima Varela, agente conduziu a dinâmica inicial, “As mãos que fazem o bem”, que trouxe uma profunda reflexão sobre o papel de todos, na construção de um mundo melhor. Com isso, cada participante recordou três momentos em que ‘suas mãos’ foram instrumentos de amor e serviço. Essas memórias foram escritas em imagens de mãos de papel e, ao serem compartilhadas, fortaleceram ainda mais o vínculo entre os presentes. Em um gesto simbólico, as “mãos” foram colocadas aos pés da Virgem Maria e junto da logo da Cáritas, reafirmando o compromisso de cada um com a missão.
Passando para o momento de espiritualidade do encontro, que é de extrema importância em todos os Movimentos, Pastorais, Serviços e Organismos da Diocese de União da Vitória, Clarito de Nivardo Barbosa, Diácono Permanente da Igreja Particular de União da Vitória e agente Cáritas, fez uma breve reflexão sobre a importância de cada voluntário na construção do Reino de Deus.
Com base em uma leitura bíblica, destacou “Somos chamados à servir com amor, especialmente aos mais necessitados”, disse Diácono Clarito.
Ivone reforçou que cada voluntário é um escolhido por Deus para esta missão e com isso abordou os desafios do voluntariado e ofereceu orientações valiosas sobre como superá-los e lembrou a todos “Não podemos desanimar! Lembrem-se sempre, somos escolhidos por Deus”. Lindamir apresentou também, o resumo sobre as ações realizadas pela Cáritas Diocesanas durante o ano de 2024 e destacou o impacto positivo do trabalho voluntário.
- Apoio a famílias atingidas por enchentes
- Fortalecimento da identidade da Cáritas nas paróquias
- Mobilização solidária para auxiliar estados em situações de emergência
- Hortas comunitárias e pedagógicas para incentivar a alimentação sustentável
- Engajamento de voluntários que transformam vidas com amor e dedicação
- Campanhas de arrecadação e parcerias sociais para alimentar quem mais precisa
- Projeto Blister Solidário: cuidado ambiental e geração de renda
- Evangelização através das visitas do Diácono Clarito, levando palavras de esperança
- Participação ativa nas atividades diocesanas
- Nossa Casa: um espaço de referência para a comunidade
A prestação de contas, solicitada pela Sra. Marilucia Flenik, tesoureira, reforçou a transparência e a seriedade do trabalho realizado.
Entre tantos projetos que são objetivos para o ano de 2025, com o tema “Novos Sonhos, Novos Desafios” Lindamir apresentou também quais as propostas, destacando iniciativas como:
- Parcerias para incentivar a reciclagem seletiva de lixo;
- Ampliação do número de voluntários;
- Projeto “Mãos que Escutam”: integração e escuta entre voluntários;
- Ampliação da captação de recursos;
- Expansão do projeto das hortas caseiras;
- Oferta de cursos para geração de renda;
- Programa “Adote uma Família” para apoio contínuo a quem mais precisa;
- Centro de Apoio Psico-Social e Espiritual;
- Escola de Fé e Cidadania: formação cristã e cidadã;
- Banco de Trabalho: conectando talentos a oportunidades.
Esteve também presente no encontro, Bachir Abbas, ex-prefeito de União da Vitória, que relembrou a atuação da Cáritas no apoio às famílias afetadas pelas enchentes de 2023 e também a ajuda ao estado do Rio Grande do Sul em 2024.
Destacando o reconhecimento estadual pelo trabalho exemplar da equipe, especialmente na triagem e organização de doações comentou: “O elogio vindo da Defesa Civil do Rio Grande do Sul foi um testemunho de dedicação e de compromisso dos voluntários”.
Ivone aproveitou também o encontro para tratar de assuntos referente à Cáritas Paroquiais, relatando sobre a importância e qual o seu papel da assistência comunitária, tanto sobre funcionamento, cadastros, Lei de Proteção de Dados e o cuidado no uso de imagens.
Presente durante todo o evento, Dom Walter Jorge, bispo diocesano, emocionou a todos ao falar do crescimento da rede de voluntários e da grandeza do trabalho realizado.
“Cada voluntário aqui presente, cada pessoa que compõe a Cáritas Diocesana, tem o seu valor, pois o trabalho doado por cada um, são dons e amor que faz com que mova ainda mais a missão da Cáritas”,disse.
Após, Dom Walter Jorge conduziu a apresentação dos novos membros da diretoria, sendo eles: Nirlei Maria Gonçalves, secretária em substituição de da Sra. Lindamir de Fátima Varela, Joilson do Vale, vice-secretário, em substituição da Sra. Idalci dos Santos, e a eleição do novo membro do Conselho Fiscal, Sr. Rubem Rogério Rotta, substituindo a Sra. Lisolete Teresinha Majolo Boniatt.
Dando continuidade no encontro, Pe. José Carlos Emanuel dos Santos, Vice-Presidente destacou a importância de momentos como o que vivenciaram, com tanto aprendizado, integração e partilha.
A Missa de encerramento foi presidida por Dom Walter Jorge e concelebrada por Pe. José Carlos, onde abençoaram os voluntários, motivando-os a seguirem firmes na missão de servir. Após, todos foram convidados a se deslocar até a Casa Sede da Cáritas, reforçando o sentimento de pertencimento e compromisso que cada voluntário deve sentir.
“O Encontro de Formação de Voluntários da Cáritas, não foi apenas um evento, mas sim, um marco de inspiração, união e renovação da fé e da missão de cada voluntário. Podemos dizer que encerraos o dia fortalecidos, com o coração cheio de esperança e as mãos prontas para continuar transformando vidas”, concluiu a diretora.
Texto e Fotos: Ivone Magnani Pasquali
Diretora Cáritas Diocesana