No último domingo, a comunidade paroquial da Catedral Sagrado Coração de Jesus, se reuniu com júbilo junto das capelas pertencentes para celebrar a grande festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes.
O inicio da comemoração foi com as procissões fluviais e ciclísticas que teve início no Balneário Santa Rosa em Porto União, SC, seguindo até próximo à Capela Nossa Senhora dos Navegantes, no Bairro Navegantes em União da Vitória, onde Dom Walter Jorge, Bispo Diocesano, junto dos padres Sidnei José Reitz, pároco da Catedral e Douglas Ribasz, Vigário, acompanharam os fiéis na procissão fluvial.
Fizeram parte também deste momento marcante, representantes da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército Brasileiro, onde prestaram serviço visando pela segurança de todos por todo o trajeto percorrido.
Durante a acolhida da imagem, enquanto todos a saudavam com grande alegria, Dom Walter Jorge relatou: “Essa procissão simboliza uma peregrinação da vida, no meio do mar da vida. Esses rios que as vezes parecem que vão nos afogar com suas águas, mas o Senhor é sempre maior, e vai nos mostrando a luz do mundo para que a gente confie e para que as trevas nunca tenham a última palavra”.
No dia 02 de fevereiro também é comemorado o dia da Apresentação do Senhor e a Festa da Luz, e por este motivo padre Sidnei e o Bispo Diocesano realizaram a benção das velas, simbolizando as festas comemoradas no dia e que se torna um convite para os fiéis levarem a luz de Cristo para todo o mundo através de suas palavras e ações.
Após a benção todos seguiram em procissão terrestre, como um ato penitencial até a frente da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, para participar da Santa Missa Campal.
A missa foi presidida por Dom Walter Jorge e concelebrada pelos padres Sidnei, Douglas e Aquiles e durante a homilia, Dom Walter Jorge relatou referente ao Evangelho de Lucas, que dizia “Deus se revelou na pobreza para nos deixar claro que não são os meios poderosos que convencerão, mas sim Deus que convencerá, nos deixando uma fé viva. Portanto todos nós devemos abraçar esta luz que Deus apresentou ao mundo e cujo nome é Jesus Cristo”.
Dom Walter complementando com suas palavras o que dizia o Evangelho, disse: “Abram mais as portas do coração, para que entre aquele que habita pela Eucaristia, no templo que é você, porque aquele que é Deus, quer morar no seu coração e quer fazer de você esplendor de Sua glória, fazendo com que você experimente Deus para mostrar as demais pessoas que é Jesus Cristo quem te faz mais feliz, então caminhemos na justiça e não enganemos nossos semelhantes, pois assim seremos a habitação de Deus”.
“Acredito que se nos empenharmos na fé cada vez mais, os testemunhos começaram a vir de todas as partes, para que a gente conheça como Deus é bom e como Seu prazer é cuidar do Seu povo, e que Deus ilumine a todos com Sua luz que tanto necessitamos”, concluiu o bispo.
Ao final da celebração, Pe. Sidnei agradeceu a todos os presentes e a todos que se empenharam para acontecer a comemoração. Padre Douglas estendeu o convite a todos para que participassem do restante da programação preparada para o evento que se estendeu até a tarde.
Que pela intercessão de Nossa Senhora dos Navegantes, Deus continue abençoando cada vez mais a vida de todos, trazendo luz e esperança.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
GALERIA DE FOTOS: