A diocese de Apucarana (PR) será a sede da Assembleia dos Bispos do Paraná, que acontecerá nos dias 8 a 12 de fevereiro. Participam todos os arcebispos e bispos das 18 arqui/dioceses do Regional Sul 2 da CNBB e da metropolia e eparquia ucranianas, com sede no Paraná; o administrador diocesano da diocese de Campo Mourão (PR), padre Genivaldo Barboza; o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski; e o presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Paraná, padre Edson Zamiro da Silva.
A assembleia acontecerá no Hotel Executive Arapongas, em Arapongas (PR), e terá início ao meio-dia do sábado, dia 8, com o almoço. À tarde, o episcopado terá uma reunião com o núncio apostólico, dom Giambattista Diquattro, que estará presente para participar da celebração dos 60 anos de criação da diocese de Apucarana. No final do dia, acontecerá a celebração eucarística na capela do hotel, presidida por dom Giambattista, ladeado pelo arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz, e pelo bispo de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira.
No domingo, dia 09, todos os bispos participarão da celebração dos 60 anos da diocese de Apucarana (PR). A missa será às 9h no Ginásio de Esportes Lagoão, em Apucarana, presidida pelo núncio apostólico, com a instalação da Basílica Catedral Nossa Senhora de Lourdes e a bênção dos símbolos da dignidade basilical: a Umbrela, símbolo da especial ligação da Nova Basílica com o Santo Padre o Papa; o Tintinabulo, com a Padroeira e o brasão da nova basílica; e a a Virga Rubra, para a condução das procissões na nova basílica. Após a missa, acontecerá a procissão até a Catedral Basílica Nossa Senhora de Lourdes, onde serão levados os símbolos e o núncio concederá a bênção papal. A tarde do domingo está reservada para um momento de convivência fraterna entre os bispos.
De segunda até quarta-feira, ao meio-dia, os bispos vão trabalhar sobre uma extensa pauta de temas, intercalados com momentos de oração e convivência fraterna. Entre os principais temas estão: a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná na Guiné-Bissau, África; o Jubileu da Esperança 2025; a COP30, que acontecerá de 10 a 21 de novembro em Belém (PA); a Pré-COP30 Sul, que acontecerá de 17 a 20 de julho, em Governador Celso Ramos (SC); a OSIB e os cursos de Teologia no Regional; questões sobre a relação entre a Igreja Católica Ucraniana e Igreja Ortodoxa; a pastoral carcerária; a vida religiosa consagrada no Paraná; a análise de conjuntura da Pastoral Indígena e Indigenista no Paraná; e questões referentes à caminhada pastoral da Igreja no Paraná e à administração do Regional.
Conteúdo: CNBB