Na tarde desse domingo, 19 de janeiro, faleceu nos Estados Unidos, o abade dom Bernardo Bonowitz, em decorrência de demência de corpos de Lewy (LBD). O monge foi o primeiro abade do Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo, localizado na cidade de Campo do Tenente (PR), diocese de São José dos Pinhais (PR).
Com inúmeros livros, palestras e retiros, dom Bernardo colaborou muito na evangelização em todo o país, especialmente no Paraná. Merece destaque a assessoria que ministrou no Encontro Regional de Presbíteros, em agosto de 2016, com o tema, “Presbíteros: Frutos de sua própria espiritualidade” e o lema: “…que minha alegria esteja em ti, e a sua alegria seja completa”. As palestras do encontro foram gravadas e estão disponíveis no canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB. Confira aqui
Outro serviço de destaque, prestado por dom Bernardo à Igreja, foi o retiro mariano orientado para o episcopado brasileiro durante a 55ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), nos dias 29 e 30 de abril de 2017. As conferências desse retiro também foram gravadas e estão Disponíveis clicando aqui.
Breve biografia
Primogênito de uma família judia, dom Bernardo (John) Bonowitz nasceu em 30 de abril de 1949 e experimentou um processo de conversão que durou toda a sua adolescência, sendo batizado em 1968 na Abadia Trapista de São José de Spencer (Massachusetts, EUA). Sua primeira experiência religiosa foi com os Jesuítas, onde ingressou em 1973 e foi ordenado presbítero em 1979, aos 30 anos de idade.
Aos 33 anos, ingressou no citado Mosteiro de Spencer, em 08 de setembro de 1982, onde fez sua formação monástica e exerceu serviço de Mestre de Noviços (1986-1996). Chegou ao Brasil em 15 de julho de 1996, com 47 anos de idade, como terceiro prior eleito da então comunidade de Nossa Senhora do Novo Mundo. Quando Novo Mundo se tornou abadia em 2008, ele foi seu primeiro abade.
Desde 2019, a saúde de dom Bernardo teve um rápido e severo declínio, fazendo com que renunciasse ao exercício de seu abaciado em 15 de setembro de 2020 e iniciasse um tratamento de saúde sob os cuidados da Abadia Trapista de Nossa Senhora de Genesee (New York, EUA).
Com informações do Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo
O episcopado paranaense escreveu uma nota de condolências.
Nota de Condolências dos Bispos do Paraná pelo Falecimento de Dom Bernardo Bonowitz
Com profundo pesar, nós, Bispos do Paraná, recebemos a notícia do falecimento de dom Bernardo Bonowitz, primeiro abade do Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo, em Campo do Tenente (PR), na Diocese de São José dos Pinhais. Dom Bernardo faleceu na tarde desse domingo, 19 de janeiro, nos Estados Unidos, após enfrentar, com muita fé, coragem e esperança, um longo período de enfermidade.
Dom Bernardo foi um verdadeiro servo do Evangelho, contribuindo de maneira notável para a evangelização no Paraná, no Brasil e em vários lugares do mundo. Seu zelo pastoral se refletiu em suas palestras, retiros e publicações. Recordamos com gratidão, a assessoria que ministrou no Encontro Regional de Presbíteros do Paraná em 2016; além das inúmeras vezes que atendeu nossas dioceses, seminários, universidades, assim como a orientação espiritual que ofereceu, generosamente, a incontáveis bispos, padres, religiosos, religiosas e leigos.
Nascido em uma família judia, dom Bernardo percorreu uma caminhada de conversão ao cristianismo que inspirou a muitos. Como monge trapista, abraçou a vida contemplativa e liderou, com amor e dedicação, a comunidade de Nossa Senhora do Novo Mundo, sendo seu primeiro abade. Mesmo diante do sofrimento em seus últimos anos, dom Bernardo permaneceu fiel à sua vocação e missão, tornando-se exemplo de perseverança e confiança em Deus.
Agradecemos a Deus pelo dom da vida de dom Bernardo e por sua entrega generosa ao serviço da Igreja. Unimo-nos em oração à comunidade do Mosteiro Nossa Senhora do Novo Mundo, em Campo do Tenente, aos monges Trapistas, tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos, aos familiares e a todos os que foram tocados por sua presença e ministério.
Que o Senhor, rico em misericórdia, acolha Dom Bernardo na glória eterna, concedendo-lhe o descanso e a paz que ele tanto buscou e testemunhou em sua jornada terrena. Descanse em paz, dom Bernardo, e que a luz perpétua o ilumine!
Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Sul 2
Dom Amilton Manoel da Silva, CP
Bispo de Guarapuava e Vice-presidente da CNBB Sul 2
Dom Mário Spaki
Bispo de Paranavaí e Secretário da CNBB Sul 2
Conteúdo: CNBB