No dia 30 de novembro, dia de Santo André, aconteceu na Casa de Formação Cristã Santa Rosa de Lima, em União da Vitória, o Encontro de Coordenadores de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE’s) e coroinhas.
O encontro contou com a presença de mais de 50 pessoas, vindas de várias paróquias da diocese, sendo elas: Paróquia Nossa Senhora do Rocio e Paróquia São Miguel Arcanjo, do Setor Catedral; Paróquia Sagrada Família, Paróquia São Sebastião e Paróquia Sant’Ana, do Setor Sagrada Família; Paróquia Senhor Bom Jesus, Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Paróquia São Pedro Apóstolo, do Setor Rio Azul; Paróquia São Mateus, Paróquia São João Batista, Paróquia Perpétuo Socorro e Paróquia São José Castíssimo Esposo da Virgem Maria, do Setor São Mateus e a Paróquia Nossa Senhora das Graças e São José do Setor Bituruna.
Padre João Francisco, Coordenador da Ação Evangelizadora iniciou o encontro com a Oração do Espírito Santo e a leitura da palavra de Mateus, capítulo 4, versículo 18 à 25. Após relatou a importância de cada Mece e coroinha, refletindo sobre a leitura realizada, destacando “devemos reservar o nosso tempo para as coisas de Deus e para a Igreja, assim como os apóstolos nos ensinam e além da busca do espírito paroquial, devemos buscar também o espírito de diocesaneidade”, disse padre João Francisco.
Após a chamada de todas as paróquias, Pe. João Francisco iniciou o encontro fazendo uma breve introdução de um dos assuntos a ser tratado que é a Liturgia.
Padre Alisson Marlon de Moura, Assessor da Pastoral Litúrgica se fez presente para falar como está o andamento da Pastoral em nossa diocese, falando sobre Santo André e destacando o início do Ano Litúrgico que começa no dia 01 de dezembro “Jesus nos pede para segui-lo em todos os dias de nossas vidas”.
Diácono Jorge Luiz Marcelino, pertencente à Paróquia de Antônio Olinto realizou a leitura do livro de Lucas 22,14-21, onde após refletindo sobre o que a palavra trazia, padre Alisson comentou:
“Devemos preparar a nossa alma e espírito para estarmos inteiramente no altar, devemos nos preparar antes de ir servir. Devemos lembrar que o que fazemos não é somente uma função, e sim um serviço e ministério a serviço de Deus e da Igreja. Devemos ter a consciência de que o que fazemos é por amor”.
Padre Alisson comentou que a importância de preparar o coração e o espírito serve para todas as horas em que nos disponibilizamos a serviço de Deus, seja para fazer uma leitura, cantar, seja o que for, devemos ir preparados e conscientes em busca da oração, que é uma preparação interior: “Preparai o coração e o espírito para que a fé não seja enraizada em algo superficial, mas sim em algo sólido, que mesmo algo tentando nos abalar, permaneceremos firmes, e nada nos fará cair”.
Lembrando a todos os presentes, que se estão neste chamado é porque estão sendo usados por Cristo Jesus, padre Alisson relatou que todos devem transmitir a alegria recebida de Jesus, mostrando a confiança que temos no Pai e destacou a importância de cada paróquia agir de acordo com as orientações da diocese quantos a esses serviços.
“A Liturgia precisa ser plena, e consciente. Deve tocar o coração das pessoas, para que possam construir um caráter de cristão segundo a fé, que de maneira frutuosa produz frutos na vida de quem faz as coisas para Deus. Deixando o Espírito Santo agir em nossa vida, seremos eficazes produzindo frutos para transformar o coração das pessoas para que cada vez mais queiram estar servindo a Deus. Liturgia é ser de acordo como Deus quer que sejamos e viver de acordo como somos chamados a viver em Cristo”, concluiu o padre.
Durante o encontro houve também um momento de animação conduzido por Luis Parastchuk, Mece da Paróquia Sagrada Família de Nazaré.
Diácono Daniel da Rosa, que será ordenado no próximo domingo, 08 de dezembro, se fez presente no encontro e falou sobre a importância dos ministérios incentivando também a ter mais encontros diocesanos para coroinhas e ministros, pois serve de incentivo destas pessoas em seu chamado de vocação: “O ministério surge para a necessidade de pastores para continuar o trabalho de Jesus de acordo com os ensinamentos de Cristo e os ministros são uma grande força para a Diocese de União da Vitória, portanto, devemos ter as forças unidas nos grupos de nossa dioceses e juntos irmos nos ajudando na construção do Reino de Deus”.
As demais pessoas deram suas ideias sobre as formações, tanto de coroinhas como de Mece’s para serem realizadas no decorrer no ano de 2025, buscando aprofundar assuntos referente ao Ano Santo e Pilar da Missão que será vivenciado na diocese.
Padre João Francisco dando continuidade nas explicações de como devem ser organizadas estas formações, comentou também sobre haver formações por setores além de encontros diocesanos.
“Somos todos missionários e precisamos viver em unidade”, concluiu o padre.
O término do encontro foi com a Santa Missa às 17h, presidida pelo Pe. João Francisco e concelebrada pelo Diácono Daniel.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
MAIS FOTOS: