A Diocese de União da Vitória, conta com vários Movimentos, Serviços e Pastorais, mas um que marca bastante a vida de várias pessoas e principalmente das mulheres é a Liga das Senhoras Católicas que acontece na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em União da Vitória. Um trabalho de inclusão e acolhimento, que desperta a alegria em pessoas de diversas idades e gerações.
O objetivo do movimento é acolher as mulheres de mais idade, ou que sofrem de algum problema de saúde para estar realizando uma atividade diferenciada que serve para descontração, sendo até mesmo mulheres viúvas, algumas que moram sozinhas, que muitas vezes sofrem de depressão ou que tem um tempo vago e pretendem aprender algo diferente.
Cláudia, Vice Presidente da Liga das Mulheres Católicas, feliz por conseguir ajudar a proporcionar a vida dessas pessoas mais feliz, comentou um pouco sobre como funciona o Movimento.
“A Liga das Senhoras Católicas já tem mais de 60 anos e temos em torno de 60 mulheres. Algumas são doentes, que precisam ficar em casa, outras fazem algum tipo de tratamento. Aqui elas conversam, trabalham, realizam atividades como artesanatos, pinturas em tecido, bordados, costuras, sem falar que riem bastante, contam histórias, piadas, brincam. Em poucas horas da tarde elas se distraem bastante. Pelo motivo de todas serem de bairros pertencentes à União da Vitória, o horário que fazemos é das 13h às 16h, por que a maioria depende de ônibus para voltarem para suas casas”.
Dona Delfina, de 76 anos, uma das senhoras que participa do movimento a muitos anos, feliz em estar sendo fotografada e também por estar recebendo tanto carinho dentro da Liga comentou:
“É somente um dia durante a semana, mas com atividades diferenciadas. É um momento de lazer para todas nós, onde conversamos bastante, porque se ficarmos somente em casa, fechada, entre quatro paredes, sozinha, sendo viúva, tem dias que não é fácil e aqui nos distraímos. Outro motivo também que faz eu participar é o terço que recitamos aqui às 15h, por que foi através de Maria Santíssima que consegui me manter de pé. Eu adoro estar aqui participando e só vou sair daqui o dia que Deus me permitir”.
A presidente da Liga das Senhoras Católicas Palmira Borges de Lima, presidente do Movimento, dedica seu tempo sendo também professora de pinturas e fala que além das atividades diferenciadas durante o ano, todas participam de um momento de partilha, tanto no decorrer dos encontros, quando ao final do ano.
“Toda terça-feira servimos um lanche para elas, para que se sintam cada vez mais acolhidas. E o que adquirimos para manter a Liga, desde lanches, lembrancinhas e materiais, são tudo através dos trabalhos que elas fazem aqui, recebendo também por mês um valor de R$ 400,00 da Prefeitura de União da Vitória, que ajuda principalmente para o lanche e para as comemorações de final de ano, sem falar que recebemos bastante doações e realizamos bazares para arrecadar dinheiro. No final do ano fazemos festinhas, bingo, compramos presentes, fornecendo também uma cesta básica para cada uma”.
“Como é um trabalho bem feito, ficam a venda, e com isso arrecadamos meios de manutenção, porém, pelo fato de gostarem tanto do que fazem, elas acabam se tornando as suas próprias freguesas.”
Lembrando que todas são muito bem vindas, Claúdia comenta que as participantes são de todas as idades e que sempre estão dispostas a receberem cada vez mais pessoas para este lindo grupo:
“A mulher mais nova que participa conosco tem 28 anos e a mais de idade tem 94, que sempre faz o possível para todas as semanas estar participando, mas quando não vem todas sabemos que está realizando os trabalhos em casa”.
“É muito gratificante, poder ajudar desta maneira, tantas mulheres. Tem senhoras que são mais ativas que eu, que correm pra lá e para cá para realizar as coisas delas, e nunca se cansam, e sempre com o sorriso no rosto”, disse a Vice – Presidente.
Que Deus e Nossa Senhora Aparecida continue abençoando cada vez mais cada um que participa desses Movimento lindo e principalmente a todas as pessoas que tornam a vida de outras pessoas melhores.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
GALERIA DE FOTOS: