O mês de outubro é tradicionalmente celebrado pela Igreja como mês missionário. Não que nos outros meses não se fale de missão, mas outubro é o mês da campanha missionária, mês no qual se intensificam as iniciativas de animação e orações em prol das missões em todo o mundo. Com isso, a Igreja busca sensibilizar e despertar a consciência missionária dos batizados, ajudando-os a perceber que todos são responsáveis pelo anúncio do Evangelho.
Uma das iniciativas mais notáveis das Pontíficias Obras Missionárias é o Dia Mundial das Missões, que neste ano acontece nos dias 19 e 20 de outubro. No Brasil, foi assumida a Campanha Missionária durante o mês de outubro tendo como objetivo principal conscientizar os fiéis sobre a importância da missão na Igreja e angariar recursos para apoiar os esforços missionários em diferentes partes do mundo.
Através da Campanha Missionária e de outras iniciativas, as Pontifícias Obras Missionárias reafirmam o compromisso da Igreja Católica com a missão evangelizadora, inspirando os fiéis a se engajarem ativamente na difusão do Evangelho e na construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno. Durante o mês de outubro são organizadas diversas atividades nas paróquias, incluindo celebrações, formações, novenas e experiências missionárias.
Além de sensibilizar os fiéis, a campanha também tem um importante aspecto de arrecadação de fundos. As doações recebidas durante esse período são destinadas ao Fundo Mundial de Solidariedade em Roma, que apoia projetos de evangelização, educação, saúde, desenvolvimento comunitário e assistência social em áreas de missão ao redor do mundo.
No Brasil, a Campanha Missionária é uma atividade que, desde 1972, ajuda a fortalecer a identidade missionária da Igreja. É uma iniciativa que acontece em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (COMINA) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Na Diocese de União da Vitória, os Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAS) motivados pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) e em comunhão com os párocos buscam desenvolver atividades missionárias nas comunidades, como abertura do mês missionário, novenas missionárias, domingos missionários nas comunidades onde realizam visitas nas famílias, encontros de espiritualidade com crianças, jovens e famílias. Essas iniciativas visam reacender nas comunidades a alegria do Evangelho e o compromisso com o Reino de Deus.
Para inspirar as atividades da Campanha Missionária foi lançada a arte oficial que vai animar o mês missionário em toda a Igreja no Brasil e que terá o lema: “Ide, convidai a todos para o banquete”, frase inspirada no texto de Mateus 22,9 e escolhida pelo Papa Francisco. O tema será “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”.
A Diocese de União da Vitória, em comunhão com as diretrizes da Ação Evangelizadora e com o Plano Diocesano de Pastoral, nossa Diocese de União da Vitória está se preparando para viver em 2025 o ‘Pilar da Missão’ quando serão intensificadas as atividades missionárias colocando a nossa Diocese em estado permanente de missão, assumindo em todas as suas esferas a missionariedade, essência da Igreja.
Pe. Emerson Toledo
Assessor do COMIDI