No dia 25 de agosto, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória, mais um Encontrão Diocesano de Catequistas, onde se reuniram mais de 500 catequistas vindos de todas as paróquias da Diocese.
O encontro começou as 07h30, onde os catequistas que chegavam com suas caravanas foram se deslocando para o salão paroquial onde estava sendo servido o café da manhã.
O coordenador diocesano Célio Reginaldo Calikoski e o assessor diocesano padre Sidnei José Reitz deram as boas vindas a todos seguida da benção inicial e após todos participaram de uma calorosa animação e também através de uma pequena encenação mostraram a importância que o catequista tem e através da luz que cada um carrega consigo o que pode ser feito na vida dos catequizandos, através da condução de Jesus, nesta vocação.
Esteve presente neste encontro o palestrante Victor Paiva, Franciscano Secular Amazônida, historiador, teólogo e também mestre em teologia que trouxe como tema a trabalhar com os catequistas: O ato de comunicar no Ministério da Catequese.
“Não podemos prejudicar a ação do Espírito Santo. Mesmo anunciando a mais bela mensagem a nossos catequizandos, se não cuidarmos da maneira que comunicamos, podemos correr o risco de perder o nosso trabalho da catequese. Devemos usar a Parábola do Semeador como base, pois não há algo tão importante quanto saber evangelizar e anunciar corretamente a palavra de Deus”, comentou Victor.
Ao meio dia todos se serviram de um delicioso almoço preparado pela equipe da catequese da paróquia que estava acontecendo o encontro junto da equipe diocesana de catequese.
Às 13h15min ouve mais um momento de animação, onde todos os participantes, também com muita alegria louvaram a Deus. Em seguida o palestrante Victor Paiva deu continuidade à sua palestra, onde comentou: “Jesus sendo semeador da palavra, não aplica conceitos, e sim usa a imagem da vida do povo, pois é a maneira que consegue comunicar o mistério de Deus”.
Ao termino da palestra o coordenador diocesano, agradeceu a todos os presentes e também a todos que colaboraram para que o encontro acontecesse e pediu para que todos se dirigissem à frente da Igreja Matriz para registrar o momento com uma foto de todos.
Os presentes, se dirigiram ao interior da Paróquia Nossa Senhora do Rocio para encerrar o grande encontro com a Santa Missa. Quem presidiu a Santa Missa foi Dom Walter Jorge, Bispo Diocesano, junto dos padres concelebrantes Emerson Gonçalves de Toledo, Pároco da Matriz que estava sendo realizado o encontro, Pe. João Henrique Lunkes, Diácono Clarito e o seminarista Ademir.
Dom Walter Jorge recordando o dia do catequista, que estava sendo comemorado neste mesmo dia, pediu para que todos cantassem com ânimo e alegria os parabéns para esta vocação tão bela e incentivando para que todos sigam um caminho reto com Deus comentando: “Na hora do aperto não podemos buscar outros recursos, coisas de magias, feitiçarias, que respondem de maneira fácil. Não podemos conseguir coisas por estes meios e sim por um Deus que nos dá uma espera única e que pode verdadeiramente nos ajudar”.
Ao final da missa, o bispo diocesano junto dos padres ali presentes desejaram a todos uma ótima semana e um abençoado retorno para suas casas.
Que Deus em sua infinita bondade continue abençoando a todos os catequistas nesta grande e bonita missão.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
GALERIA DE FOTOS: