No dia 03 de agosto, reuniram-se na Casa de Formação Santa Rosa de Lima, os membros pertencentes ao CDAE (Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora) para mais uma reunião, juntamente com Dom Walter Jorge, onde teve início às 8h com café da manhã e encerrando com o almoço.
Na primeira hora do encontro, Dom Walter Jorge, Bispo Diocesano e padre João Francisco Sieklicki, Coordenador da Ação Evangelizadora dirigiram a Oração da Laudes (Manhã), onde aconteceu o momento de espiritualidade, e Dom Walter Jorge relatou a grande importância desta oração na primeira hora do dia, sugerindo também para que tenham o aplicativo no aparelho celular.
“A Liturgia das Horas é a oração da Igreja, com isso cada cristão poderia ter em seu próprio celular o aplicativo para as orações, então busquemos baixar o aplicativo para que possamos invocar o Espírito Santo através desta oração que é verdadeira”.
Dando continuidade ao encontro, padre João Francisco apresentou todos os presentes e comentou sobre a importância de cada pastoral e movimento que tem na Diocese.
O primeiro assunto a ser tratado foi sobre o Ano da Oração que será no ano de 2025, juntamente com o Ano da Misericórdia e terá 8 cadernos para que sejam estudados, com o tema que será trabalhado no próximo ano e que servirá também para se localizar no Consilho Vaticano Segundo, onde o Prefácio é feito pelo próprio Papa.
Padre Antônio Carlos Rodrigues, Assessor da Pastoral Familiar, lembrando que todos os pilares trabalhados no Plano Diocesano envolve a família, comentou sobre os cadernos e sobre o prefácio que Papa Francisco preparou para ter em todos os cadernos e diz que Jesus nos ensina a melhor oração, que é o Evangelho, e a oração do Espírito Santo é o que nos une a Jesus nos permitindo aderir a vontade do Pai.
Já sobre a oração que Jesus nos ensinou, Pe. Antônio comenta, “O Pai Nosso é um ponto de referência fundamental, e encontramos no capítulo 6 do Evangelho de São Mateus, onde Jesus ensina-nos a rezar. O número 7 é o número da perfeição e no Evangelho de Mateus, contém 7 pedidos (maneiras explicativas) de como se rezar o Pai Nosso. Contendo também no Livro de Lucas, 5 pedidos de como ser rezado a oração do Senhor”.
Padre Antônio comentando sobre a experiência de vida e de vocação dele junto da oração do Pai Nosso e ensinando a ter uma linguagem com Jesus, sem formalidade, e sim com respeito, e assuntos dirigidos ao Pai, acrescenta: “Eu como padre digo para Jesus, Pai, vamos comigo, pois é a minha oração, convido-O para ir celebrar junto comigo nas capelas, atender as pessoas, ir nas reuniões, peço para que o Pai sempre me acompanhe.
O próximo assunto que foi debatido foi sobre a 22º Romaria Diocesana no Santuário de Nossa Senhora do Rosário, em Rio Claro do Sul, que terá como tema: Oração; Fortaleza do Cristão, para que fosse decidido os demais detalhes do dia e também, Dom Walter Jorge comentou sobre a importância dos movimentos e pastorais irem se identificando através de faixas e camisetas, “Devemos esbanjar alegria, fé, cantos, animação, para que esta romaria e até mesmo no caminho até o local, disse o Bispo Diocesano.
Padre João Francisco comentou: “Será um dia onde pastorais, movimentos e toda a Diocese teram a chance de apresentar como funciona e é trabalhado em cada setor e também de muita espiritualidade. E o objetivo é ter coisas para as pessoas fazerem no local, mostrando a importância do lugar para as pessoas e que vale a pena conhecer, tornando um ponto de atração em nossa Diocese”.
O Assessor do Movimento Jovem, padre Cristian Boniatti comentou sobre a importância dos jovens estarem presentes na Romaria: “Devemos incentivar os jovens, chamando-os para a missão, então busquemos marcar datas em que possam participar”.
O terceiro assunto a ser tratado foi sobre as preparações para o Jubileu de Ouro da Diocese de União da Vitória, onde Pe. João Francisco comentou: “Não esqueçamos de nos prepararmos também junto com o que está no Plano Diocesana da Ação Evangelizadora. Os próximos eventos devem ser em prol do Jubileu de Ouro, tomando a consciência do que estamos vivendo, por isso cada paróquia já tem o banner de divulgação do Jubileu de Ouro, para que seja utilizado nos eventos, mostrando a preparação da grande data para o povo”.
O Bispo Diocesano, incentivando cada vez mais as preparações para a comemoração do cinquentenário da Diocese, disse: “Em 2027, será o grande Jubileu de Ouro, então devemos nos preparar bem para comemorarmos esta grande data, e ir vendo o que vamos realizar, pois temos que fazer coisas que despertem o povo”.
Denise, Coordenadora da Pastoral da Sobriedade, contente com os preparativos afirmou: “Devemos pedir a Deus para que conduza os preparativos deste ano festivo, para que ele esteja a frente de tudo”. Encerrando este assunto, foi relatado sobre fazer no ano de 2026, ano em que antecede as comemorações, um ano inteiro de oração pelo Jubileu de Ouro.
A Assembleia do Povo de Deus, que acontece em todo o estado do Paraná foi o último assunto a ser tratado. É nesta assembleia que mostra-se como está a caminhada evangelizadora diocesana e as iniciativas sobre as pastorais e movimentos de acordo com os pilares da ação evangelizadora.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória