Aconteceu entre os dias 7 e 9 de junho em Ponta grossa, o encontro do COMIPRO, Conselho Missionário provincial da Província de Curitiba. A Diocese de União da Vitória marcou presença através dos representantes, Padre Emerson Toledo assessor Diocesano do COMIDI, o seminarista Elielton representante do nosso Seminário Diocesano, e os Missionários Diocesanos Rodrigo Weretyski da paróquia Sagrado Coração de Jesus de Rio azul e José Samuel da Paróquia São Carlos Borromeu de Paula Freitas.
“Aos poucos fomos chegando das dioceses e encontrando outros amigos e amigas, missionários e missionárias, onde a alegria foi aumentando na força que vem do Ressuscitado. Tivemos momentos formativos onde foi repassado as conferências realizadas no congresso missionário nacional. Após as conferências foram realizadas partilhas em grupos sobre as conferências assistidas. Cada Diocese teve a oportunidade de partilhar as diversas atividades missionárias realizadas em cada igreja particular, através dos comidis, comipas, comises, IAM, e juventude missionária. Momentos enriquecedores de partilhas onde se pode contemplar forças e fraquezas presentes na dimensão missionária dentro de cada igreja particular”, comentou Pe. Emerson.
Ao partilharem a experiência de terem participado do encontro da província, os representantes da Diocese de União da Vitória citados acima, relataram que foi muito enriquecedor poder estar com os representantes das outras Dioceses, onde a Comunhão vivida nesses dias fez refletir ainda mais sobre a necessidade de uma igreja sinodal, a importância de caminhar juntos, como uma só igreja corpo místico de Cristo, na diversidade de dons e carismas, mas movida e impulsionada por um só Espírito.
Segundo o padre Emerson assessor do COMIDI, o dinamismo missionário é da natureza da Igreja e somos chamados a assumi-lo como discípulos missionários de Jesus Cristo.
É responsabilidade das lideranças de cada Igreja Particular a conscientização sobre e o fortalecimento da identidade missionária de todos os batizados. Uma nova ação evangelizadora missionária é possível a partir de Jesus Cristo, o Verbo encarnado que se revelou a todos. Ele deseja ser conhecido e amado por todos os que ainda não o conhecem e não o amam. Eis a nossa missão, a partir de uma experiência com Jesus Cristo, anunciá-lo, testemunhá-lo, correspondendo ao apelo que ele mesmo fez: “Ide por todo mundo e fazei discípulos meus todos os povos e nações”.
Texto e Fotos: Pe. Emerson de Toledo
FOTOS