Junto com Dom Walter Jorge, bispo diocesano, Padre João Francisco Sieklicki, coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese, padres assessores, leigos e leigas coordenadores das Pastorais, Movimentos e Organismos, trinta membros do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (CDAE), estiveram reunidos no dia 04 de maio, para mais uma reunião do Conselho.
O encontro se deu na Casa de Formação Cristã Santa Rosa de Lima, em União da Vitória, com início às 8h com o café da manhã, encerrando com o almoço.
O encontro começou com a Oração da Laudes (Manhã), onde foi distribuindo uma folha com as sínteses da Assembleia e todos relembraram as reflexões nela feitas.
Sendo uma oração de extrema importância Dom Walter falou
“Essa é uma oração em que nós consagrados rezamos todos os dias, mas vocês leigos também são convidados a fazer”.
Após as apresentações dos novos membros das pastorais, Dom Walter relembrou a Assembleia Nacional do Bispos do Brasil, que se deu em abril, no Santuário Nacional de Aparecida, onde relatou os principais temas que foram discutidos com todos os bispos do país.
“É na Assembleia que, os rumos da igreja são pensados, e este ano teve como tema a participação na comunhão. Temos que trabalhar no coletivo, sair do mundo individualista, por isso devemos pensar e achar maneiras de evangelizar nesse sentido, pois é preciso evangelizar com paixão, e devemos trazer cada vez mais jovens para a evangelização”.
Um dos principais focos de estudo foi a preparação do Jubileu de Ouro da Diocese de União da Vitória, que será comemorado no ano de 2027e terá como tema em 2025, a oração e a caridade, que será o primeiro ano de preparação.
“Nesse tempo de preparação, caminhamos como igreja, escutando o Espírito Santo que vai iluminando à cada um. Rezem e ouçam a voz de Deus”. Disse Padre João Francisco.
O encontro ainda contou com espaços de falas dos representantes das Pastorais, Movimentos e Organismos, sobre suas atividades, formações e próximos eventos na Diocese, onde o bispo Diocesano relatou a importância de haver entre as paróquias a comunhão e a sinodalidade, para que caminhamos sempre juntos.
“A Diocese não é somente um somatório de paróquias, e sim um somatório de paróquias em comunhão uma com a outra. Todas devem estar em comunhão através das pastorais e movimentos, trabalhando o sentido da diocesaneidade”.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
FOTOS