Na Quarta -feira de Cinzas, 14, de fevereiro, ocorreu na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em União da Vitória a Missa de Abertura da Campanha da Fraternidade, presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres da Catedral, Pe. Sidnei Reitz, pároco; Pe. Douglas Ribasz, vigário paroquial e Pe. Alisson Marlon, do Seminário Propedêutico.
A celebração abriu o Tempo Quaresmal, tempo de reflexão, de reconhecimento dos pecados cometidos e de uma busca mais íntima com o Senhor, como comentou Dom Walter Jorge.
“ É preciso voltarmos a conversar com o Pai, escutar e dar atenção à Ele. Hoje o mundo vive uma conversa eterna da pessoa consigo mesma. Sim, a subjetividade é um dom precioso, encontrar a si mesmo para a pessoa saber quem ela é, mas não pode ficar só assim, é preciso voltar-se para o Senhor, e a oração é o caminho para falarmos com Ele ”, comentou o bispo diocesano.
Durante a celebração, trazendo também o lema da Campanha da Fraternidade “Vós sois todos irmãos e irmãs”, houve a entrada de várias pessoas, representando a diversidade de cada um na sociedade.
Dom Walter Jorge também comentou sobre o Tema da Campanha que neste ano aborda a amizade social, para que juntos construamos um mundo melhor.
“ Hoje entrou uma moda pelas redes sociais de cancelarmos as pessoas – se eu não gosto do pensamento de alguém, do gosto de alguém, eu cancelo a pessoa. Isso não pode acontecer. A diferença do outro não pode gerar em mim inimizade, rivalidade. O outro pode ser meu adversário, mas, não meu inimigo. É preciso cultivarmos a amizade social, olharmos o outro como irmão”, orientou Dom Walter Jorge.
Dom Walter Jorge ainda explicou o sentido da oração, do jejum, e da caridade, elementos que orientam o cristão a viver uma boa Quaresma. Segundo ele, a oração nos aproxima do Senhor, o jejum educa nossas vontades e a caridade nos torna solidários ao próximo, que é o nosso irmão.
A celebração da Santa Missa contou com a presença de inúmeros fiéis, lotando a Catedral, na nave central e nas capelas laterais, sendo inclusive transmitida ao vivo pelas redes sociais da Catedral e da Diocese de União da Vitória.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
FOTOS COMUNICAÇÃO DA DIOCESE