Sentar à mesa é tão importante quanto alimentar-se de alimentos saudáveis. Este lugar é abençoado, é o lugar onde as pessoas se sentam ao redor e todos ficam no mesmo nível para olhar nos olhos do outro e conversar.
Fazer a refeição na mesa passou a não ser mais a realidade de muitas famílias. Com o nosso ritmo de vida, aos poucos este hábito foi sendo esquecido. É comum ver as famílias comendo no sofá, assistindo televisão por exemplo, ou com cada um comendo em um cômodo diferente da casa, em horários diferentes. Não prestam atenção no prato que está comendo e nem nas pessoas ao redor. Em muitas casas a mesa nunca foi usada como lugar para as refeições.
Outro hábito comum é comer mexendo no celular, dificultando o cérebro de entender e respeitar o corpo para comer o suficiente para suprir as necessidades. Após finalizar o prato não sentiu o sabor, e muitas vezes nem percebeu que já comeu tudo.
Os alimentos são para nos trazer saúde e vida, e o momento da refeição deve ser feito com prazer e alegria. Enquanto a refeição é preparada já estamos nos alimentando, por isso os sentimentos de gratidão já devem estar presentes, o cérebro vai entendendo que haverá uma comida saborosa, e também mentalmente já sabe a quantidade que vai comer. Cozinhar faz parte de uma alimentação saudável.
Os sentimentos vão ser transferidos para a refeição, então cozinhar com amor é o segredo de uma refeição saudável. “Que bom tenho alimentos para preparar”, “Que bom, tenho panelas, fogão”, ”Que bom, tenho um lar, e tenho uma família que vai se alimentar”. Agradecer enquanto prepara também torna o alimento mais especial.
A apresentação de um prato na mesa também demostra o carinho, cuidado e dedicação em entregar o seu melhor para a sua família. Tudo fica mais gostoso quando a mesa está posta não é mesmo?
Percebemos a alegria que todos se sentam quando a família está reunida e feliz. Por isso a mesa não é lugar de problemas e discussões.
Sentar à mesa para reunir a família, é união. Momento de contar projetos e muitos agradecimentos. Agradecer o trabalho, quem comprou os alimentos, quem preparou a refeição, agradecer a saúde, a vida, a família e tudo mais.
Todos temos lembranças de nossa família reunida nas refeições, em datas importantes como o Natal. Estas memórias afetivas se tornam importantes e são estas memórias que temos que proporcionar para as nossas crianças, nós somos responsáveis por memórias felizes de famílias reunidas. Estes costumes são muito importantes para a o futuro delas.
Por isso a mesa deve ser um lugar de paz, harmonia e amor. Respeitar este momento é fundamental para uma alimentação saudável.
*Você merece ter saúde, se cuidar e se amar.
Ellen Gomes –
Nutricionista Materno Infantil
CRN 8 8009
(42) 99925-3335