A Paróquia São Mateus celebrou com júbilo, no dia 15 de outubro, a ordenação sacerdotal de um jovem paroquiano seu, natural da Vila Palmeirinha, onde está a Capela São Benedito, na qual desde criança ajudou como coroinha e na Liturgia.
Filho de Clóvis de Souza Ribasz e de Luzia Cristina da Silva, tendo por irmãos Diego, Diogo e Davi, Padre Douglas da Silva Ribasz, de 26 anos, foi ordenado na igreja Matriz São Mateus, em São Mateus do Sul, na missa das 15h, por Dom Walter Jorge Pinto, bispo diocesano, contando ainda com a presença de 26 padres e três diáconos.
Mesmo com as dificuldades das fortes chuvas que ocasionaram forte enchente inundando bairros de várias cidades, incluindo de São Mateus do Sul e de União da Vitória, além da interdição da BR 476 devido ao desmoronamento de parte da estrada, a igreja lotou com fiéis de várias paróquias da Diocese, da Paróquia local, de familiares e amigos que vieram para a cerimônia, além da presença de Irmãs Religiosas e seminaristas. A transmissão da Ordenação pelos canais de comunicação da Diocese possibilitou a quem não pode estar, acompanhar pela internet. (ASSISTA – CLICK AQUI)
Na homilia da Ordenação, Dom Walter Jorge falou do valor do Ministério Presbiteral, sendo um chamado que vem de Deus. “Na primeira Leitura de hoje, o profeta Jeremias nos relata que o chamado ocorre desde o ventre materno. A escolha divina é revestida de um Mistério, que é conhecido na sua inteireza somente pelo próprio Deus, e, portanto, quer Deus, por meio de seus eleitos, falar. Diácono Douglas, jamais esqueça sua total dependência de Deus. Ligado à Ele que você produzira frutos e será o padre conforme o coração de Jesus”, refletia o bispo.
Lembrando do lema de ordenação escolhido pelo Padre Douglas: “Esquecendo-me das coisas que para traz ficam eu prossigo para o alvo (Fl. 3,13-14), o bispo ainda reforçou que antes que o vocacionado escolha à uma missão, é Deus primeiro quem o escolhe. “Na Carta aos Filipenses, são textos que o Diácono mesmo escolheu para sua ordenação. Nessa Carta escutamos que Paulo nos diz que foi alcançado por Cristo, lembrando que não somos nós quem escolhemos Deus, mas antes, é Deus quem nos escolhe”, complementava Dom Walter.
Ao final da Celebração padre Douglas fez seus agradecimentos a todos o que fizeram parte de sua caminhada. “A verdade é que todos vocês que estão aqui nessa Igreja, têm sido uma fonte de força para mim, com suas orações e votos de boa sorte, principalmente neste último ano. Eu agradeço muito”, iniciou ele, prosseguindo aos demais agradecimentos.
Primeira Missa
No dia seguinte à Ordenação, o neo-sacerdote presidiu sua Primeira Missa, na Capela São Benedito, na Vila Palmeirinha, em São Mateus do Sul, Comunidade à qual sua família pertence.
Foi motivo de grande alegria e orgulho para as famílias daquela Comunidade que acompanharam o novo padre desde a adolescência ajudando na Capela, amadurecendo ali sua vocação. Além de fiéis da Comunidade local, também fiéis da Matriz São Mateus, e alguns de seus padrinhos de ordenação estiveram presentes.
A Missa que se deu às 19h, contou ainda com a presença de seis padres da Diocese. Homenagens ao final da missa, presentes, e o canto do Parabéns, expressaram o júbilo que a Comunidade sentiu com a vocação sacerdotal do Padre Douglas, que dali despertou.
Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitoria – PR
FOTOS DA ORDENAÇÃO
FOTOS DA 1ª MISSA