O Catecismo da Igreja Católica no n ? 1213, cita que o Santo Batismo “é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito – porta da vida espiritual e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão.”
Para ajudar os fiéis a valorizarem o Batismo, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Rio Azul, implantou nesse ano o Itinerário Batismal, uma nova modalidade de preparação dos pais e padrinhos, conduzido pela Pastoral do Batismo que faz um acompanhamento personalizado, gerando maior interação e participação, envolvendo também dinâmicas nos encontros.
Padre Wilibrodus Paulus Wedho, svd, vigário paroquial, que acompanha o trabalho, comentou que todos se sentem fortalecidos no acompanhamento personalizado, sendo uma oportunidade de se aprofundar sobre o Batismo, amadurecendo na fé. “Tanto para mim enquanto sacerdote, como para os 25 casais membros dessa Pastoral, vivenciar esse Itinerário realmente ajuda a fortalecer o nosso batismo”, disse o padre, que acompanha essa Pastoral.
Comparando com a forma anterior de preparar os pais e padrinhos, o casal coordenador Elizabete Urbik Surmacz e Jaciel Surmacz, relata que é possível ver um melhor resultado nesse modelo. “Nossa Paróquia sofreu com os resultados da Pandemia, também na Pastoral do Batismo. Com o apoio do Padre Willly nesse ano, a Pastoral do Batismo tomou novos rumos. O modelo dos Cursos tradicionais era bom, mas, o Itinerário é melhor”, testemunha o Casal.
“Não foi fácil implantar a nova modalidade. Muitos só de ouvir o termo “itinerário” ficavam resistentes. Mas, as pessoas foram entendendo a melhora. O 1º Itinerário teve 150 inscritos, o 2º, 175, e no 3º, que se deu no dia 03 de setembro, recebemos 96 pessoas”, confirma o padre.
Participantes do 2º Itinerário, o casal de padrinhos, Luzia Surmacz Plodoviski e José Arildo Petreski Plodoviski, relataram que o Itinerário foi uma benção de Deus. “Tivemos um dia de encontrão e três encontros personalizados, concluindo com uma linda celebração. Ser padrinho e madrinha, para nós é Graça de Deus, pois podemos ajudar os pais a conduzir nosso afilhado no caminho de Deus. A celebração do Batismo é um momento solene de uma pessoa iniciando sua caminhada cristã”, partilhou o casal.
Também o Pároco, Pe. Matheus Lau Nurak,svd, relatou que o trabalho em conjunto dos padres com o diácono e alguns Movimentos e Pastorais tem dado bons resultados, com avaliações positivas das pessoas. “Ainda para dar um sentido especial, e valorizar a participação dos pais e padrinhos, fazemos a entrega do certificado sempre na Missa da Matriz. É uma maneira de valorizar o trabalho da Pastoral do Batismo e a participação dos pais e dos padrinhos nesse processo”, falou o pároco.
Padre Willy reforça que o novo jeito de evangelizar parece difícil no início, mas não é impossível. O primeiro passo é dar formação e orientação à Pastoral do Batismo e em um segundo momento, providenciar materiais de apoio para o trabalho. “No início pareceu difícil, mas, a partir do segundo Itinerário, os membros da Pastoral estavam seguros e confiantes para passar a formação aos pais e padrinhos”, diz ele.
A Paróquia vem sentindo um grande diferencial com o Itinerário do Batismo sendo trabalhado como novo modelo.
Informações e Fotos:
Par. Sagrado Coração de Jesus
Rio Azul – PR