No dia 21 de agosto, iniciou na Comunidade da Vila Amaral, na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, pertencente à Paróquia São Mateus, o Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade.
Uma semana antes do encontro foi realizada uma reunião para apresentação da Pastoral a pessoas da comunidade incluindo pessoas de outras denominações religiosas. “Fizemos primeiro uma apresentação para a Comunidade explicando a finalidade da Pastoral, e no dia 21 foi aplicamos o 1º Passo da Pastoral, o Passo “Admitir”, quando se é convidado a admitir que não somos perfeitos, e que sozinhos não conseguimos nos libertar das nossas falhas”, comentou Denise Maria Biesczad, psicóloga, Coordenadora Diocesana da Pastoral.
Ficou definido que o Grupo de Autoajuda da Vila Amaral, se reunirá todas as segundas-feiras às 19h30h, em uma das salas de catequese. “Estamos abertos a todas as pessoas da cidade, inclusive de outras denominações religiosas. Em São Mateus do Sul temos ainda outro Grupo, na Matriz da Paróquia Perpétuo Socorro, que se reúne nas sextas-feiras, às 20h, na sala 2”, informou Denize.
A Pastoral da Sobriedade
A Pastoral da Sobriedade é ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da sobriedade como um modo de vida. É uma atuação especial em resposta ao problema social e de saúde pública do uso das drogas e álcool. Porém, a Pastoral vai além da dependência química.
Pela terapia do amor e pela pedagogia de Jesus Cristo, trata todo e qualquer tipo de dependência, de tudo o que causa sofrimento. Ela propõe uma mudança de vida, valorizando a pessoa humana.