Nos dias 18, 19 e 20 de agosto, a Paróquia Santo Antônio, do Distrito de Santo Antônio do Iratim – Bituruna- PR, recebeu a Visita Pastoral de Dom Walter Jorge Pinto, a 1ª Visita Pastoral realizada pelo Bispo Diocesano.
Na sua chegada, o Pároco e um grupo de fiéis o acolheram, ingressando com ele na igreja, onde fizeram uma oração pedindo pelo bom êxito da Visita Pastoral.
Nos três dias que passou na Paróquia, Dom Walter visitou Fábricas, a Escola Municipal e Colégio Estadual, a Unidade Básica de Saúde, locais onde conversou com as pessoas, deixou sua mensagem e sua bênção.
Foi grande também a alegria das Comunidades, Capelas do interior que tiveram, por meio dos fiéis e lideranças um contato direto com o bispo diocesano. Em algumas delas, acompanhado do pároco, Padre Joviano Salvatti, e do Diácono Permanente Jalci Lévis, Dom Walter presidiu a missa e animou as Comunidades.
Além desse contato pelas celebrações, o bispo diocesano, se reuniu com lideranças do Conselho Econômico Paroquial, Tesoureiros, membros da Pastoral do Dízimo, da Assembleia Paroquial, com membros do CPAE, MECEs, e coordenadores de outros Movimentos e Pastorais. “As falas de Dom Walter foram propositivas, baseadas do Documento 100 da CNBB que trata sobre como a paróquia deve se organizar nos dias de hoje, em rede de comunidades, para melhor alcançar o objetivo de evangelizar”, confirmou o Pároco.
O encerramento da Visita se deu na Matriz Santo Antônio, com fiéis da Matriz e das Comunidades. Uma homenagem da Catequese, contou com cartas dos catequizandos ao bispo, com mensagens, perguntas e orações, que foram entregues a eles. Ainda uma imagem do Padroeiro Santo Antônio de Pádua foi presenteada a Dom Walter, com os agradecimentos do Pároco pela presença do bispo. “Foi uma bênção para a nossa paróquia. A simplicidade, cordialidade e proximidade dele conosco foi marcante. Dom Walter nos ensinou como é possível fazer uma bonita e verdadeira caminhada de paróquia, na base da comunhão e da união. O povo ficou muito feliz”, testemunhou padre Joviano.
Marcante também foi para o pequeno Luiz Henrique Sandi, como comenta Míriam Bertoletti, da Pastoral da Comunicação da Paróquia.
“Luizinho é um menininho de dez anos, que depois da perda de seu pai, perdeu também sua bisavó naquela semana da Visita Pastoral do bispo. Ele cresceu criado pelos Avós Aldiva Sandi e Cezar Sandi. Mesmo com seu avô fazendo tratamento de quimioterapia, nada o impediu de ir junto com a avó na missa com o bispo. Na celebração ele serviu de coroinha e recebeu a tarefa de segurar o Báculo do Bispo, que representa do cajado do Bom Pastor. Assim como para Luizinho, a Visita Pastoral deu força para todos nós como paroquianos em renovarmos a esperança e a fé nos desafios”, relatou a pasconeira.
Segundo Míriam, com voz serena e com olhar de acolhimento à Comunidade, Dom Walter animou os paroquianos, orientando, escutando os fiéis, e entendendo as dificuldades existentes na Paróquia. “‘Estamos aqui para ser Igreja, para conhecer e vivenciar a realidade desse povo com a presença e a fé em Deus Pai’, dizia ele à nós na celebração, renovando o ânimo a quem caminhava desanimado”, relatou ela.
Além da Paróquia Santo Antonio, outras paróquias estão se preparando para essa Visita, a qual algumas receberão ainda nos meses. Que o Cristo Bom Pastor conduza a caminhada de Diocese de União da Vitória, em comunhão com seu Pastor, Dom Walter Jorge.
Informações e Fotos: Pascom
Paróquia Santo Antonio
Pe. Joviano e Miriam
OUTRAS IMAGENS