Reunidos na Casa de Formação Crista, Santa Rosa de Lima, em União da Vitória, no dia 12 de agosto, 38 lideranças de Pastorais, Movimentos e Organismos, entre membros do CDAE, como padres e diáconos assessores, coordenadores diocesanos, delegados de alguns Movimentos, Pastorais e Organismos e o Coordenador da Ação Evangelizadora, padre João Francisco Sieklicki, realizaram mais uma reunião trimestral do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (CDADE).
Iniciando sempre com o café, as 8h, o encontro se seguiu com a Oração das Laudes (Oração da Manhã), iluminando os participantes para um proveitoso encontro.
Padre João Francisco em seguida apresentou os participantes presente e acolheu novas pessoas que representando os coordenadores, vieram para a reunião.
O primeiro momento formativo do CDAE se deu com uma fala do Seminarista Estagiários Daniel da Rosa, que trabalha com o padre João Francisco na Paróquia São Carlos Borromeu, em Paula Freitas. O Seminarista tratou sobre ‘Vocação, Diocesaneidade e Sinodalidade, sintonizando os participantes ao 3º Ano Vocacional que a Igreja vive no Brasil.
Pautando-se no Documento de Aparecida, de 2007, o Seminarista trouxe reflexões sobre a Comunhão existente na Igreja, que congrega a diversidade de Ministérios e Serviços. “Quando falamos de vocação e sinodalidade, estamos falando desse Mistério de Deus, de Comunhão, alimentando o sentimento de diocesaneidade, de pertença à Igreja Particular (Diocese) ”, comentou o seminarista.
Entre os espaços eclesiais de comunhão o seminarista apontou a Diocese as Paróquias, as Comunidades Eclesiais Missionarias, e as Conferências Episcopais.
Em seguida, Ivone Pasquali, coordenadora da Cáritas na Diocese, falou do trabalho, que será feito no próximo ano junto com a Pastoral do Dízimo, tendo em vista que 2024, a Diocese viverá no seu Plano Diocesano, o Pilar da Caridade. Alguns projetos da Cáritas Diocesana, como a Campanha do Blister (cartelas de remédios), e as ajudas social às famílias vem recebendo grande apoio e engajamento dos diocesanos”, comentou Ivone, coordenadora.
Outro espaço de fala foi com o Padre Nelson José kovalski e o Diácono Douglas Ribasz, que reforçaram o projeto de trabalho conjunto do Dízimo, com a Cáritas, em 2024, apresentando o esboço do Cartaz do Pilar da Caridade.
Dado espaço para os membros darem avisos e fazerem comunicados, Manoel Messias falou da Pastoral Operária, que promoverá uma palestra sobre o “Mundo do Trabalho, e a Economia Solidária, no dia 26 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora da Salette; Padre Sidnei Reitz partilhou a experiência da acolhida dos padres da Guiné Bissau na Diocese, que agradeceram a Igreja do Paraná pela ajuda que têm recebido; a Jovem Luiza Pedrolin, de Paula Freitas falou dos eventos que estão sendo programados para o Setor Jovem na Diocese, solicitando apoio de todos nas divulgações; e o Padre João Francisco comunicou da Assembleia Regional do Povo de Deus, que se dará dos dias 22 a 24 de setembro, em Londrina, e deverá ter participantes da Diocese.
Ainda em um último momento, o Coordenador de Pastoral, comentou de um concurso que será realizado no mês de outubro para a confecção de um Hino para a Diocese de União da Vitória. Padre João Francisco pediu algumas ideias para a confecção de um edital, com orientações e regras para quem for se inscreve na confecção do Hino.
O Edital será postado no site da Diocese no mês de Agosto. No ato da inscrição os candidatos deverão enviar a composição. Será marcado uma data para a apresentação para um corpo de jurados e o Hino ganhador será apresentado na Romaria do Sagrado Coração de Jesus, na Igreja Catedral, no final de novembro de 2023.
O encontro foi encerrado com o almoço, que contou com a presença de Dom Walter Jorge, bispo diocesano, que chegou de viagem, tendo a próxima data de reunião do CDAE marcada para o dia 28 de outubro.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
OUTRAS IMAGENS