Ampliando suas ações e atuação na Diocese, a Cáritas Diocesana, com os núcleos de União da Vitória e São Mateus do Sul vem planejando diversos projetos a serem desenvolvidos nas Comunidades Paroquiais, além daqueles que estão em funcionamento desde a implantação da Cáritas na Diocese.
No dia 27 de maio uma reunião do Conselho Diocesano da Cáritas, em União da Vitória irá preparar um projeto de Divulgação do Pilar da Caridade, um dos Pilares do Plano Diocesano que será vivenciado, em 2024. “Nossa intenção é criar um plano de divulgação da Cáritas na Diocese, e a visita às Paróquias para falarmos desse Organismo que muito ajuda as pessoas mais necessitadas está inclusa nesse projeto”, confirma Ivone Pasqualli, Diretora da Cáritas na Diocese.
Entre os projetos em funcionamento estão: O Sopão Solidário e arrecadação de cestas básicas que se dão na Igreja Catedral, na Paróquia Nossa Senhora da Salette, em União da Vitória, e na Vila Bom Jesus, em São Mateus do Sul, onde também funciona um pequeno bazar de roupas para ajudar as ações sociais.
Na localidade de Vila Bom Jesus essa ação social vinha sendo desenvolvida por membros da Associação Vicentina, que passou os trabalhos para a Cáritas. Também nos dias do Sopão, uma psicóloga voluntária, membra da Pastoral da Sobriedade, presta atendimento no local para quem necessitar algum acompanhamento.
No Bairro Limeira, em União da Vitória, na igreja Nossa Senhora das Dores, e em duas escolas municipais da cidade, um trabalho de Horta Comunitária está em funcionamento. Com ajuda de voluntários, pessoas que doam mudas e doações em dinheiro, colaboram para que legumes e verduras possam atender as famílias mais carentes.
Esse trabalho com a Horta pretende ser estendido, construindo-se espaços de formação, ensinando pessoas a cultivarem hortas em suas casas, aproveitando locais possíveis para o cultivo.
No mês de abril, a Cáritas Diocesana recebeu da Cáritas Nacional dois Tablets. Com eles, a Cáritas Diocesana poderá realizar o cadastro das famílias e registrar outras informações que ajudarão no controle sobre as famílias atendidas, dentro de um projeto chamado Pão Nosso.
Buscando maiores recursos
Além das doações recebidas de voluntários e arrecadações em bazares e outras campanhas, a Cáritas está sendo cadastrada junto ao Nota Paraná, do Governo do Estado, para receber valores destinados pelas pessoas nesse Cadastro.
Ainda há também a Campanha do Blister, embalagens de alumínio dos remédios, que a Cáritas está incentivando as pessoas a juntarem e repassarem para a Cáritas.
Com a venda em grande quantidade para uma empresa em União da Vitória que os utiliza para a confecção de portas e rodapés, a Cáritas poderá angariar maior subsídio financeiro para seus projetos e para construir um espaço para sua sede.
Abaixo você encontra um QRCode para doação em dinheiro direto para a Conta da Cáritas Diocesana.
Faça parte desta ação você também.