Com a participação de inúmeros fiéis; seminaristas; Diáconos Permanentes; padres da Diocese de União da Vitória; da Diocese de Caçador – SC, do Rito Ucraniano Católico, de União da Vitória, da Diocese de Santos – SP, da Diocese de Registro – SP, religiosos e religiosas, a Diocese de União da Vitória celebrou com júbilo a Ordenação de seu mais novo Diácono, Cristian Majolo Boniatti.
Além da presença física de amigos e familiares, inúmeras pessoas acompanharam a Ordenação pelos Canais de Comunicação da Diocese, unindo seus corações à alegria sentida pelo seminarista, em responder ao chamado que sentiu vir de Deus.
Assim, iniciava ele seu discurso ao final da celebração, como Diácono: ‘Eis que venho Senhor, com prazer faço a Vossa vontade’. Este trecho tirado do Salmo 39 é a passagem da Escritura que escolhi como Lema do meu Ministério. Não há nada de mais prazeroso e mais importante nesta vida, que fazer a vontade de Deus”, se expressava ele.
Cristian é natural da cidade de Antonio Olinto, da paroquia São José. Tem 30 anos de idade e é filho de Jaime Boniatti e Liselote Teresinha Majolo Boniatti, tendo por irmã, Sabrina Majolo Bonaiatti dos Santos. Sua ordenação se deu na Catedral da Diocese, onde vinha fazendo seu Estágio Pastoral como seminarista.
Formado no Seminário Diocesano, em União da Vitória, comentou na sequência de seu discurso do valor das pessoas que o ajudaram a caminhar na vocação assumida, podendo assim cumprir o que sente ser a vontade de Deus. “Mas fazer a vontade de Deus sozinho seria impossível. Foi para a vida comunitária que Deus nos chamou na família, na sociedade e na Igreja, sobretudo. E se hoje estou aqui, cumprindo essa etapa da vontade de Deus, é porque pude contar com a ajuda de inúmeras pessoas”, afirmou ele.
E se dirigindo ao Bispo Diocesano ao final de suas palavras, afirmou sua clareza na decisão de fazer a vontade de Deus. “Dom Walter… durante vinte e três anos de minha vida, um momento como esse nunca se passou na minha cabeça. Porém, nos últimos sete anos, a cada dia me sentia mais convicto de que foi para isso que Deus me chamou. E é por isso que eu respondo diante de Deus, diante do senhor, diante da Igreja. ‘Eis que venho, Senhor, com prazer faço a Vossa vontade’”, concluiu ele, sendo aclamado com palmas pelos fiéis participantes.
Citando o Tema do Ano Vocacional que está sendo vivenciado no Brasil, “Vocação: Graça e Missão. Corações ardentes, pés a caminho”, durante a homilia, Dom Walter Jorge falou que todos têm um chamado de Deus, desde o momento em que é batizado, e as vocações específicas são formas de se viver o Chamado do Batismo, transparecendo ao mundo a identidade de ‘filhos e filhas de Deus’. “A consagração no Ministério Ordenado é uma forma de se viver o chamado universal à Santidade – vocação já manifestada no Batismo”, explicava o bispo.
Dirigindo-se ao jovem seminarista, Dom Walter o exortava a viver com amor o múnus (a função) diaconal nesse tempo a caminho do sacerdócio, exercendo a Liturgia e a Caridade. “São Dimensões imprescindíveis para sua vida Diaconal. Nunca separe Liturgia e Caridade. Sem uma, a outra morre. O seu coração esteja posto na liturgia e no serviço aos pobres e necessitados, de todas as formas, como bem você expressou na escolha da Leitura de hoje, que falava da escolha dos sete diáconos, que fizeram a Igreja crescer de maneira espantosa, por causa do milagre moral da caridade entre os membros das Comunidades” exortava o Ordenante.
Diácono Cristian exercerá seu Ministério Diaconal em alguma das Paróquias da Diocese a ser designado pelo Bispo Diocesano. Nesse tempo também se prepara para sua Ordenação Sacerdotal, que pode se dar ainda neste ano.
Texto: Marcelo S. de Lara
Fotos: Karine Livian
Walderis Noivas e Eventos
REVEJA A ORDENAÇÃO E FOTOS ABAIXO
FOTOS
IMAGENS DE MAURÍCIO TABATCHUK
IMAGENS DE KARINE LIVIAN