No sábado, 04 de fevereiro, membros do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (CDAE), se reuniram para o primeiro encontro de 2023, na Casa de Formação Santa Rosa de Lima.
Participando pela primeira vez do encontro, padre Alisson Marlon, animador em 2023 do Pilar do Pão (Liturgia), um dos Pilares do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, conduziu o momento de oração, inspirado no Sl. 68, 4-11, 20-21, onde o autor do Salmo canta Louvores a Deus pela vida.
Conheça mais sobre o ‘Pilar do Pão’ (Liturgia) – Click Aqui
Dom Walter Jorge, bispo diocesano, continuando com um espaço de meditação motivou os participantes a sentirem a presença de Jesus, como força animadora viva da Igreja. “Não somos nós quem conduzimos a Igreja, é Jesus. Precisamos pedir a força para ele nos animar, alegrando-nos no que fazemos. Precisamos ser cristãos felizes, de rosto alegre, alegres no Senhor, como cantava o Salmista”, dizia Dom Walter.
Com a presença de 26 membros, entre coordenadores, e assessores das Pastorais, Movimentos e Organismos na Diocese, além do bispo diocesano, o encontro seguiu sendo conduzido pela fala do padre Alisson Marlon, que expôs algumas forças e fraquezas existentes na Diocese e na Igreja como um todo, em torno da Dimensão Litúrgica da Igreja. “Temos setores a serem melhorados como a organização de uma Pastoral Litúrgica, a construção de um Diretória Litúrgico, a formação de mentalidade na Catequese para uma participação efetiva das celebrações, e a busca consciente dos sacramentos”, dizia o padre Alisson.
O padre ainda falou do foco de trabalho em 2023, baseado no Plano Diocesano, que é aprofundar o trabalho da formação para uma efetiva Iniciação à vida cristã, fazendo as pessoas serem cativadas pela vida de Igreja e na Igreja.
Formações litúrgicas por encontro de Setores, bimestrais, com material impresso e digital para auxiliar as formações nas matrizes e comunidades, também está programado para 2023. Para isso, o primeiro passo será montar uma Equipe Litúrgica Diocesana, para formar Equipes Paroquiais.
Segundo padre Alisson, após a formação dessas equipes e a construção de uma formação de consciência serão dados os primeiros passos para elaboração de um Diretório Litúrgico, em 2024.
Ao final do encontro Ivone Pasqualli, coordenadora da Cáritas falou dos projetos que o Órgão vem realizando e do Projeto de arrecadação de cartelas de remédios nas paróquias da Diocese, para ajudar em projetos da Cáritas. Tal arrecadação vem sendo feita também pela Pastoral Familiar da Paróquia Santa Bárbara, em Bituruna.