Estimado (a) internauta (a)! Desde o começo da Igreja, tanto o anúncio do querígma como a formação dos discípulos na fé, são baseados na pregação da Palavra de Deus. O querígma é o “primeiro anúncio”, que foi dirigido aos judeus e pagãos. O seu conteúdo é a Boa-Nova da salvação de toda a humanidade, realizada em Cristo Jesus. O querígma proclama que Jesus é o Messias anunciado pelos profetas; nele se cumprem todas as promessas de Deus Pai, contidas nas Sagradas Escrituras; Ele é o Filho de Deus que por sua vida, morte e ressurreição trouxe a salvação para toda a humanidade. (Cf 1Cor 15, 3-8; At 2, 14-39; At 3, 12-26; At 4, 8-12; At 5, 29-32; At 10, 34-43).
Como vemos no Atos dos Apóstolos, no início da caminhada da Igreja, os que recebiam este primeiro anúncio e se convertiam eram batizados (Cf At 2, 37-41) e entravam em um processo de instrução catequética de iniciação cristã, destinado a formar discípulos na fé. O objetivo dessa instrução era ajudar o novo cristão a conhecer melhor e mais profundamente a Cristo e a aderir, unir a sua vida a ele, ao seu caminho (Cf At 2,42). Através da catequese, os apóstolos se preocupavam em fazer com que o Evangelho iluminasse plenamente a vida dos novos discípulos para que eles permanecessem fieis à Palavra de Vida (Cf Cl 1, 3-8) e para que ela, a Palavra, se transformasse em fonte de permanente conversão e discernimento para uma verdadeira e fecunda vida cristã.
São Jerônimo dizia que, “desconhecer as Escrituras é desconhecer a Cristo”. A situação que vemos homens e mulheres vivendo em muitos países, cidades, paróquias e comunidades, marcada, infelizmente, cada vez mais por uma profunda crise de fé, que se reflete em tantas outras crises, nos mostra que é urgentemente propor um caminho de aprofundamento no conhecimento de Cristo que, a partir da Palavra, convide cada pessoa à conversão, fortaleça na fé, renove na esperança e na prática da caridade.
Por isso hoje, mais do que nunca, é necessária uma profunda renovação da catequese e de toda a ação evangelizadora da Igreja, na qual a Palavra de Deus se torne cada vez mais, e concretamente, a fonte de toda a vida e missão da Igreja. Por isso mesmo é que nossa Diocese tem se esforçado ultimamente, por renovar a forma de fazer a catequese e a preparação das pessoas para os batizados, matrimônios e outros momentos importantes da vida cristã, acolhendo e adotando a proposta da Iniciação à Vida Cristã em estilo catecumenal e, propondo a Palavra de Deus como ponto de partida e inspiração para isso.
Nosso Plano Diocesano da Ação Evangelizadora está aí a nos orientar nestes passos. Dêmo-nos as mãos e caminhemos nesta mesma direção. A ABP está aí também para nos animar e auxiliar.
*Acesse com a Câmera do seu Celular o QR Code e conheça melhor sobre o Método da Iniciação à Vida Cristã e o estilo Catecumenal.