No dia 3 de maio, em torno de 160 Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs) se reuniram na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Rio Azul, para um encontro de formação. O encontro reuniu MECEs de quatro paróquias que formam o Setor: Paróquia Senhor Bom Jesus (Rebouças); Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Rio Azul); Paróquia São Pedro (Mallet); Paróquia São Joaquim e Sant’Ana (Paulo Frontim).
Na parte da manhã, o encontro contou com a presença do assessor diocesano da Catequese, Célio Calikoski, de União da Vitória que trabalhou com os participantes o tema: O Ministro e a Catequese, fazendo uma relação entre a missão do ministro, a evangelização e a catequese.
Após o almoço, servido pela paróquia e feito pelas lideranças voluntárias da igreja, os ministros se reuniram novamente na sala de palestras. Das 13h30 às 15h30 o, Pe. Marcelo S. de Lara, vigário paroquial da paróquia São João Batista, em São João do Triunfo, e diretor de programação da Rádio Educadora, em União da Vitória, trabalhou a Campanha da Fraternidade. Pe. Marcelo apresentou, A Origem e História da Campanha no Brasil e abordou a Campanha de 2015, Fraternidade: Igreja e Sociedade.
Pe. José Levi Godoy, administrador diocesano, e pároco em Paulo Frontim teve também um momento com os Ministros falando da caminhada da Igreja observada na Assembleia dos Bispos onde também participou. Pe. Levi também deu algumas orientações práticas sobre a atividade dos MECEs nas comunidades e falou da coleta das missas e celebrações no dia das mães que deverá ser motivada para ajudar as vítimas do tornado que atingiu Xanxerê – SC.
Segundo o padre, os ministros devem ter consciência da importância que eles têm na Igreja. “Vocês são escolhidos por Deus para esse trabalho, e cada um tem qualidades que podem ajudar a melhorar as comunidades”, declarou Pe. Levi.
O encontro terminou às 16h30 com um café e os MECEs retornando para suas comunidades.
Pe. Marcelo S. de Lara
fmslara@yahoo.com.br