A Paróquia Sant’Ana, do Distrito de Santana – Cruz Machado, celebrou com júbilo a Ordenação Diaconal de um de seus paroquianos.
Após quatro anos de formação na Escola Diaconal da Diocese, de 2015-2018, Gilson Capelete, com 41 anos de idade, foi ordenado Diácono Permanente no dia 05 de novembro, na missa das 10h, presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano.
Na procissão de entrada, junto com padres, seminaristas, Diáconos Permanentes, Gilson entrou acompanhado de sua esposa Patrícia Zwierzykowski de Oliveira, grávida de Natanel, e também acompanhado de sua filha Maria Eduarda.
Em suas primeiras palavras na Celebração, Dom Walter Jorge falou do valor do Ministério Diaconal na Igreja, dizendo que o “Serviço” é a palavra que mais expressa o sentido do Ministério e daquele momento da Celebração. “Este é o verbo que mais traduz este momento – Servir. Nós não estamos aqui para que alguém assuma um posto de mando, de honra. O amor a Jesus Cristo que o Gilson sente, se expressa hoje pelo Serviço neste Ministério que desejou dar seu sim, sentindo como chamado. Ama é servir. E no caso do Gilson, ele e sua ‘Casa’ participam deste Ministério de Servir”, explicou o bispo.
Junto com sua família, atuante em diversas atividades na paróquia, como Ministro Extraordinário da Eucaristia, na Pastoral Familiar, na Animação Bíblica da Pastoral; Pastoral do Batismo, além de ter participado 12 anos como membro da Equipe Diocesana da Catequese, agora Ordenado Diácono, Gilson poderá Administrar Casamentos, Batizados, Exéquias (Celebração dos Fiéis defuntos), servir ao Altar nas Celebrações das Missas com o Bispo e com os Padres; Proclamar Evangelho; além do serviço na ação da Caridade, por meio de Movimentos, Pastorais ou outras ações de serviço social na Diocese, serviço este enfatizado por Dom Walter Jorge.
“Que fique marcado em seu coração Gilson esta Palavra – Caridade – Servir pela Caridade, imitando assim a Jesus”, lembrava o bispo. Na Paróquia o novo Diácono irá auxiliar os padres Antonio Kolodzieiski, pároco, e Ivo Jablonski, vigário paroquial, nesses e outros trabalhos.
Ao final da celebração, o novo Diácono estendeu seu agradecimento a todas as pessoas que o acompanharam na caminhada formativa, desde os padres que passaram pela paróquia, os professores, equipe formativa do Seminário e a todas as pessoas que se envolveram e se dedicaram na organização da Celebração.
Dia especial para Gilson e sua família, a data da ordenação coincidiu também com a data de aniversário de seu pai Amadeu Capelete de Oliveira, o qual completava naquele dia 71 anos. Uma memória afetiva muito forte pelo novo Diácono foi lembrada em sua fala ao se recordar de sua mãe, Ivone Polovei de Oliveira, falecida. Segundo ele, sua mãe sempre o incentivou a não desistir da caminhada. “Lembro aqui de minha mãe, que nunca me deixou desistir, e com carinho sempre quando eu voltava das aulas no Seminário, deixava uma janta pronta, ou algo para comer. Foi uma caminhada desafiadora, com vários domingos renunciando festas e encontros de família para poder concluir os estudos, e hoje agradeço muito pelo apoio e ajuda de todos, familiares, a comunidade e amigos os quais caminhamos juntos para as formações”, lembrou Gilson, emocionado.
Diante de sua esposa e filhos, que acompanharam a celebração próximos ao presbitério, e de toda a comunidade reunida, o novo Diácono recebeu a bênção do Bispo Diocesano ao final da Celebração, para que com o auxílio da Graça de Deus exerça seu Múnus (serviço) Diaconal, imitando o Cristo Senhor que se se fez Servo, para servir a Humanidade e leva-la à Salvação.
Texto e Fotos: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação da Diocese
REVEJA A CELEBRAÇÃO ABAIXO:
FOTOS DA CELEBRAÇÃO