Espaço de peregrinação que vem crescendo e sendo conhecido na região e de modo especial frequentado pela Comunidade Católica da cidade de Cruz Machado, a ‘Capelinha do Paredão’ ganhou no mês de outubro um apoio importante por parte do Município, que deu à estrada de acesso à Capelinha o nome do padre idealizador do local de devoção, fé e peregrinação. Segundo o padre Anderson, o município tem ajudado muito nessa valorização do espaço que é também um Cartão de Visista da cidade. “Todos os prefeitos ajudaram na manutenção desta estrada, e a gestão atual no ano passado também alargou a estrada e colocaram pedras, valorizando esse local importante para o Município. É um Cartão Postal da cidade”, valorizou o pároco.
No dia 11 de outubro, uma Terça-feira, mesmo sob forte chuva, alguns membros da Comunidade se reuniram às 17h em um dos trechos da estrada para um ato de nomeação ao acesso, que ganhou uma placa de madeira, com um letreiro tendo a seguinte informação: “Estrada Padre Pedro Canísio Feierabend – Idealizador da Capelinha do Paredão”. Estiverem presentes representantes da Câmara dos Vereadores; Padre Luiz Pedro, Pároco da Igreja Greco – Católica (Ucraniana); representantes do Concelho Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Cruz Machado, junto com as Religiosas da Congregação das Irmãs Missionárias de Cristo Rei para os Migrantes Poloneses; representantes das famílias que doaram parte de seus terrenos para o acesso à Capelinha; (Famílias Smill, Ptak, Siepko e Bocker); alguns Ministros Extraordinários da Eucaristia das Comunidades Nossa Senhora de Fátima, São Pedro – Linha Japó; representantes da Comunidade São Miguel Arcanjo, e o padre Anderson Spegiorin, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que concedeu a bênção no Rito da Dedicação.
Localizada à seis quilômetros e meio do centro, o lugar foi idealizado pelo padre falecido em junho de 1996, e que em 1966 adquiriu o terreno onde se encontra a Capelinha, registrando na época para a Mitra da Diocese de Ponta Grossa. Hoje o registro se encontra na Mitra da Diocese de União da Vitória.
Padre Pedro Canísio é filho de imigrantes alemães que chegaram na cidade de Rio Negro – PR, em 1925, onde seu pai foi professor no Seminário Menor dos Franciscanos. Padre Pedro teve como irmãos Teófilo, que trabalhou como padre na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Rebouças; Conrado, casado; Melita, Irmã Religiosa na Congregação de São José, no Cajurú; e Terezinha. Padre Pedro ingressou no Seminário Menor, em 1939, em Brusque – SC, junto com seu irmão Teófilo. De 1945-1951 cursaram o Seminário Maior em São Leopoldo – RS. Foram ordenados padres juntos, em 22 de dezembro de 1951, em Castro – PR. Atuou como diretor espiritual no Seminário Menor, em Ponta Grossa, e em 1953 foi designado como vigário-cooperador em Santana – Cruz Machado. Em 1956 foi nomeado pároco da matriz Sagrado Coração de Jesus, em Cruz Machado, até o ano de 1966, sendo depois transferido para a cidade de Guarapuava, onde trabalhou e veio a falecer em 16 de junho de 1996, aos 69 anos de idade e com 45 anos de sacerdócio. O Sacerdote buscou muitos recursos para as obras paroquiais, seja no Brasil como também na Alemanha, onde tinha familiares.
O local da Capelinha do Paredão, em Cruz Machado, adquirido por ele, hoje organizado e cuidado pela Paróquia e pelo Município vem recebendo sempre mais peregrinos como local de devoção à Nossa Senhora e encontro com Deus.
Dedicada à Nossa Senhora Aparecida, a Capelinha acolheu no dia 12 de outubro, dia seguinte do ato cívico da nomeação do acesso, dezenas de pessoas que subiram a estrada para um dia de celebração e festa da Padroeira. Fiéis católicos do município se dirigiram a pé, de carro, com motos, ônibus e também a cavalo até a Capelinha para agradecer as graças recebidas e fazer promessas à Mãe de Jesus.
Ainda na cidade, uma missa foi celebrada ás 8h, na igreja matriz, favorecendo às pessoas que não poderiam se dirigir até o local, e outra celebração, também presidia pelo padre Anderson se deu no local da peregrinação às 10h. Junto com os demais fiéis também um grande grupo dos Zeladores e Zeladoras das Capelinhas, da Matriz e das Comunidades participaram da Santa Missa trazendo as Capelinhas que representando as famílias da Paróquia, que cada mês recebem a visita da imagem de Nossa Senhora com as Capelinhas.
Após a Celebração houve a festa no local com almoço e outras atividades. A data lembrou também as crianças, que festejavam o seu Dia. Depois da missa, elas receberam doces, geladinhos, tendo ainda disponíveis espaços de brincadeira com Cama Elásticas e Piscina de Bolinhas.
“A todos que prepararam a liturgia, a festa com café de manhã e almoço, trabalharam, fizeram suas doações e que participaram, expressamos a nossa imensa gratidão. Que Deus abençoe a todos e que Nossa Senhora sempre nos ampare”, expressou Irmã Margarida Brodowiak, uma das Religiosas que trabalha na Paróquia.
Postagem: Setor de Comunicação da Diocese.
GALERIA DE FOTOS
Fotos da Inauguração da Placa, de Cláudio Azevedo.
Fotos da Missa, da Equipe da Paróquia.