Estimado (a) internauta (a), estamos vivenciando o mês de outubro, celebrado na Igreja como o “mês missionário” no qual se realiza a Campanha Missionária, que, em 2022 tem como tema “a Igreja é missão”, e o Lema: “sereis minhas testemunhas” (At 1,8). Nesta ocasião, trazemos aqui uma reflexão sobre a relação entre a Palavra de Deus e a Missão.
Desde a nossa criação e em toda a história da Igreja e do Povo de Deus, a Palavra de Deus sempre ocupou um lugar fundamental. Deus, no seu infinito amor, criou o mundo e o edificou através da Palavra ao longo do tempo. No tempo oportuno, a própria Palavra: “O Verbo se fez carne e veio habitar no meio de nós” (Jo 1,14). E a Palavra foi comunicada e transmitida ao ser humano.
Através da sua Palavra, Deus nosso Pai dirige-se a nós com a filhos, e nós peregrinamos ao longo dos tempos e caminhos da história, guiados e orientados por esta Palavra, alicerce e vigor para a Igreja, firmeza da fé e alimento da alma para nós.
É missão da Igreja evangelizar os povos
Ao enviar os discípulos dizendo: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! ” (Mc 16,15), Jesus deixa evidente o seu mandato missionário. Essa é missão da Igreja. São Mateus o completa: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado” (Mt 28,19-20).
A Missão parte da Palavra
A Palavra é sempre atual, pois ela é portadora da força divina e nos apresenta a Boa Nova do Reino de Deus, um programa, um estilo de vida. Esse programa nos apresenta um caminho: a verdade e a própria vida contida em Jesus, apresentada por Ele e por todos aqueles que são enviados em seu nome.
Vivemos novos tempos, marcados pela “cultura urbana” e suas influências; desafios novos, próprios do tempo, no qual a busca e a sede pela informação é intensa. A cada dia surgem novas linhas de pensamento e a “verdade” passa a ser transmitida por qualquer um e de modos conveniente a cada um. E assim, a mentira se disfarça de verdade.
Por isso, é atual e urgente o mandato missionário que Jesus nos faz. Há muitos lugares onde a Palavra de Deus ainda não chegou. Muitas pessoas têm dado a vida pelo anúncio do Reino de Deus, e este é o grande desafio – transmitir a Palavra por meio do testemunho de vida.
A Palavra de Deus nos fala da missão da Igreja como continuação da missão de Jesus Cristo, Palavra eterna do Pai, encarnada na história. Por isso o discípulo missionário deve estar sempre na escuta da Palavra e viver dela. O missionário é aquele que vive da relação com Deus. É Jesus que afirma: “Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim” (Jo 6,57). Esta relação entre ser em Cristo e ser enviado é fundamental para se entender a missão.
Façamos um verdadeiro e santo esforço para aceitar a missão e realizá-la com alegria, vivendo em comunhão com a Palavra. Que a Leitura Orante da Palavra de Deus que estamos fazendo em nossa Diocese nos inspire e nos anime a viver esta comunhão com a Palavra nos animando para a missão!
Texto de: Pe. Joviano José Salvatti
Assessor da ABP