No sábado, dia 11 de abril, aconteceu o esperado encontro entre os seminaristas e seus familiares. E encontro foi feito no Seminário Diocesano que foi preparado pelos seminaristas de modo acolhedor e alegre.
O Encontro se iniciou com o almoço. Na parte da tarde, os pais, irmãos e outros familiares puderam viver momentos de espiritualidade, reflexão e convivência fraterna.
As atividades foram preparadas e desenvolvidas em conjunto entre os 16 seminaristas e pelos padres Sidnei J. Reitz e Rodrigo S. Reitz que são os responsáveis pelo cuidado do Seminário Diocesano.
O Encontro dos seminaristas com seus familiares em 2015 teve como objetivos: facultar uma visita oficial das famílias para seus filhos ou irmãos no Seminário; aproximar e comprometer os familiares dos seminaristas para com a formação dos seus filhos e futuros presbíteros; proporcionar o conhecimento recíproco entre os familiares dos seminaristas; partilhar as experiências positivas e desafiadoras frente a educação e formação dos filhos de acordo com as circunstâncias de cada família; comunicar a realidade atual em que se encontra o seminário Diocesano e as perspectivas futuras quanto às reformas materiais, trabalhos vocacionais, campanhas de arrecadação, gastos anuais, etc.
Neste ano de 2015, além da importância do encontro em si, as famílias sentiram-se mais ainda incentivadas a participar porque 05 seminaristas seriam instituídos nos ministérios de Leitor e Acólito. Ronaldo A. Rodrigues, foi instituído Leitor; já os seminaristas João Henrique Lunkes, João Francisco Siecliki, Emerson Toledo e Marcelo Antônio Rosa, foram instituídos Acólitos. Com o Leitorado, o seminarista torna-se aquele que tem a grave incumbência de proclamar a Palavra de Deus, instruir os fiéis de acordo com o Evangelho e comprometer-se, ainda mais, a amar e viver essa Palavra em sua vida; já com o Acolitado, os seminaristas servem ao altar preparando o pão e o vinho para que estes sinais se tornem o Corpo e o Sangue de Cristo; assim, precisam estar conscientes da grandiosidade do Sacrifício de Cristo em prol da salvação; devem unir-se aos irmãos e irmãs a fim de que juntos se ofereçam com Cristo ao Pai e transformem o mundo em realidade que desde já expressa a plenitude de vida própria do céu.
Quem presidiu a celebração que se iniciou às 17h e 30min foi o Administrador Diocesano, Pe. José Levi Godoy o qual transmitiu uma mensagem belíssima de entusiasmo, fé e amor à Igreja aos 05 seminaristas. Além disso, Pe. Levi aproveitou a oportunidade para expressar gratidão aos familiares dos seminaristas e a todas as pessoas que trabalham em prol das vocações.
Por fim, o encontro se encerrou com um suculento coquetel que foi feito pela partilha entre os próprios seminaristas e a equipe de formação, além da ajuda de Dom Walter Michael Ebejer, Bispo Emérito.