A Paróquia Nossa Senhora das Graças e São José, de General Carneiro, entregou para a Igreja mais um sacerdote, “filho” daquela Comunidade, que servirá com seu Ministério, na Diocese de União da Vitória.
A missa com o rito de Ordenação se deu às 10h da manhã deste sábado, 10 de setembro, presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, concelebrada por um grande número de padres, incluindo um padre do Rito Ucraniano Católico, tendo ainda a presença de Diáconos Transitórios e Permanentes, seminaristas, religiosos, e religiosas também do Rito Ucraniano Católico.
O novo padre ordenado, Diego Ronaldo Nakalski, 25, vem de uma família de Ucranianos, que participavam também nas liturgias do Rito Ucraniano, em General Carneiro, mas o caminho vocacional guiou Diego para servir a Igreja no Rito Latino, ingressando no Seminário Diocesano, em União da Vitória, no dia 30 de janeiro de 2015.
Um grande número de fiéis lotou a igreja Matriz, sendo alguns da própria paróquia, outros de outras Dioceses, e ainda pessoas de Paróquias onde Diego atuou como seminarista e como Diácono. Na procissão de entrada, Diego entrou com seus pais João Ramiro Ronaldo Nakalski e de Luciani Aparecida Budnhak Nakalski. Suas três irmãs: Maria Luiza, Maria Laura e Larissa Nakalski, suas avós e outros familiares também estiverem na celebração, na qual muitos se emocionaram.
Essas pessoas foram bem lembrada pelo padre Diego em suas palavras ao final da celebração, recordando momentos de alegria e os momentos desafiadores que passou na caminhada vocacional, e que nesses pôde contar com o apoio, o ânimo e a oração. “Foi uma caminhada árdua até aqui; não foi fácil, mas passamos, vencemos”, dizia ele se dirigindo aos seus pais.
O novo sacerdote lembrou também do apoio que recebeu do clero da Diocese, junto com Dom Walter Jorge, e de amigos, que segundo ele, o auxiliaram lhe dando palavras de incentivo ou mesmo o escutando. “Muitos aqui me acompanharam e me ajudaram nessa caminhada, dando apoio ou as vezes apenas ouvindo. Lembro ainda de Dom Agenor Girardi, que me acompanhou também na minha formação. Certa vez ao falar com ele disse que iria sair do Seminário; precisava repensar. Ele me olhou e disse – tudo bem, mas antes deixa eu te dar uma bênção para você ir bem. Aquela bênção me fortaleceu e não saí; continuei a caminhada”, testemunhou padre Diego, mencionando os familiares do falecido Dom Agenor, que vieram para a celebração.
Antes do Rito de Ordenação, Dom Walter Jorge em sua homilia trouxe uma reflexão do valor dos compromissos assumidos pelo sacerdote. O bispo recordou que o Ministério é uma doação de amor pela causa do Reino, por isso, os compromissos que o Ministério exige devem ser assumidos como modo de crescimento e fortalecimento nessa vocação. “A obediência e a castidade são compromissos que você Diego deve assumir com amor, pois a vivência desses votos irá canalizar e fortalecer você ainda mais na sua vocação, ajudando a vivê-la com alegria. O Presbitério também irá te fortalecer, pois não se vive um sacerdócio para si, mas em comunhão com a Igreja, com o bispo, com seus colegas e com os fiéis leigos. Viva seu Ministério na comunhão”, exortava o bispo ordenante.
Ainda ao final da celebração, após as palavras do padre Marcelo Antônio Rosa, reitor do Seminário, em agradecimento aos fiéis e Movimentos da Igreja que trabalham pelas vocações, Dom Walter Jorge se dirigiu aos jovens na celebração pedindo que busquem pensar na vocação sacerdotal. “Você jovem já não pensou em ser padre? De repente Deus pode estar chamando você para essa vocação”, motivava Dom Walter.
Também o pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças e São José, padre João Ari Shulz, expressou seu agradecimento a todas as pessoas que se envolveram na organização da celebração, e nos preparativos da festividade no salão da paróquia, com café e almoço, expressando ainda sua alegria pelo padre Diego Nakalski, sendo vocação daquela Comunidade. “Parabéns ao padre Diego Nakalski pelo seu sim a este chamado. Que Deus o ajude a viver com alegria seu Ministério. Nossa Paróquia se alegra por mais um padre para a Igreja e para a Diocese”, expressou o pároco.
Padre Diego que estava atuando como Diácono na Paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, continuará atuando nela como vigário paroquial no exercício do Ministério Presbiteral, auxiliando o padre José Carlos, pároco.
Texto e Fotos: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
GALERIA DE FOTOS