Fiéis da Matriz e das 18 Comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Rio Claro do Sul – Mallet, experimentaram nos dias 18,19 e 20 uma renovação do compromisso missionário enquanto batizados ao serviço do Reino de Deus, com as Missões Populares Diocesanas.
As Missões tiveram início na quinta-feira,18 de agosto, com a missa de abertura presidida por Dom Walter Jorge, que deu ao final da celebração a Benção de Envio aos missionários, que iniciariam as visitas às casas levando conforto, amor e fé, além da benção sobre a casa, carros, alimentos e objetos. “Um clima festivo adentrou em toda a igreja. Notamos que cada capela se preparou para acolher os mais de sessenta missionários. Era visível a alegria no rosto das famílias que nos acolhiam”, testemunhou uma das missionárias.
Na sexta-feira, 19, padres da diocese celebraram missas e atenderam confissões nas comunidades. Após a celebração, os missionários realizaram encontro com as famílias.
No sábado, dia 20, houve a “missãozinha” com as crianças, onde dinâmicas e conversas falavam do amor de Deus e da importância de se deixar conduzir por Ele. “O nosso sol é Jesus, e ele é a luz que brilha em nós, não tenhamos medo de ir em busca do irmão, por que o nosso sol é Jesus”, comentava o seminarista Gabriel, com as crianças. A noite foi a vez de reunir a juventude em um momento de adoração ao Santíssimo e falar da importância de cada jovem no serviço da Igreja.
O coroamento das Missões se deu no domingo, 21. Missionários e fiéis de toda a paróquia se reuniram na Matriz para o encerramento. Alegres e com o coração repleto do Espírito Santo, os fiéis das 18 Comunidades vinham em carreata, sendo acolhidos pelos Missionários que atuaram na Matriz.
A missa foi presidida pelo padre Emerson de Toledo, assessor das Missões. “Foi uma alegria retomarmos as Missões Populares, inspirados ainda pelo Ano Jubilar Missionário e a Campanha Missionária 2022 com o tema: A Igreja é missão, inspirado no texto de (At 1,8), que diz: “Sereis minhas testemunhas”. Toda a Paróquia nos acolheu com abertura de coração e foi possível notar a necessidade e urgência da Igreja sair ao encontro das famílias, visitar escolas, e encontrar aqueles que afastaram-se da comunidade”, refletia o assessor na celebração.
Segundo o padre, a missionariedade é da natureza da Igreja, além de ser uma forte experiência de fé e de crescimento para a equipe Diocesana de missão e para a comunidade que acolhe a Missão. “Quando acontecem as missões a fé e a esperança se renovam; as comunidades se alegram, despertam para o compromisso com o Reino, além da própria comunidade continuar o trabalho, por exemplo, com o COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) que vai dinamizando com o padre o trabalho missionário na paróquia fazendo a Comunidades viver em estado permanente de missão”, reforçou o padre Emerson.
No encerramento da Missão foi também apresentada a nova Equipe Diocesana Missionária, que ficou formada com os seguintes membros: Assessor: Pe. Emerson Gonçalves de Toledo; Coordenador: Cristian Amaral Ferreira; Vice Coordenador: César Bissolatti; Tesoureiro 1: Tadeu Rafael Cordeiro; Tesoureiro 2: Janete Kruchewlski; Secretário: Seminarista Gustavo; Representantes religiosos: Irmã Mari e Irmã Eva; Comunicação: Emilaine Moreira; Música: Clarice.
Texto e fotos: Emilaine Moreira
Comunicação do COMID
OUTRAS IMAGENS