O seminário propedêutico São João Paulo II recebeu no dia 17 de agosto a visita do Padre Renildo Vieira, da Congregação Sagrada Família de Nazaré, para uma conversa e testemunho sobre a vocação religiosa.
A iniciativa tem como finalidade promover encontros dos seminaristas com ramos da igreja para conhecer melhor algumas das muitas vocações. O mês de agosto é dedicado às vocações, desde a vocação familiar, passando pelo sacerdócio, até a vida consagrada.
O Padre Renildo, que atualmente é o responsável pelo Instituto Piamarta em União da Vitória, compartilhou a sua própria história vocacional, como se deu seu chamado e toda a sua trajetória, uma vez que neste ano completará 25 anos de sacerdócio e mais de 30 anos de vida religiosa. “Estava jogando bola com meus amigos e um deles me falou: ‘vou fazer um retiro vocacional’ e fiquei pensando em que estava falando. Passou alguns dias e isso ainda me inquietava. Algumas semanas depois, cheguei perto de minha mãe e falei que queria ser padre, ‘ela levou um susto!’, disse com um riso. E falei que precisava ligar para o Seminário de Matelândia e conversar com o Pe. Raimundo. Entramos em mais de 30 rapazes”, partilhou o padre.
Durante a conversa, o padre falou quão ricos são os carismas da Igreja Católica, cada um com sua particularidade e todos com o mesmo objetivo. Falou especificamente sobre o carisma piamartino, que é a atenção da Igreja à educação da juventude pobre para o mundo do trabalho.
Agindo com este carisma, os piamartinos desenvolvem seus trabalhos através de colégios, oferecendo aprendizado e capacitação técnica à crianças mais carentes. Em União da Vitória o instituto conta com cerca de 160 crianças e jovens que passam o dia na instituição com oficinas de música, karatê, capoeira, além do ensino fundamental e médio. É a Igreja Católica que transborda para o bem da sociedade.
“Eu fui para o Seminário. Não sabia o que era padre diocesano ou religioso, mas estava lá. Foi a Vida Religiosa quem me escolheu, não eu.” (Pe. Renildo Vieira).