Reunidos na Casa de Formação Cristã, em União da Vitória, no dia 13 de agosto, às 8h30, membros do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora reuniram-se para mais uma reunião bimestral, com o seu objetivo proposto de ajudar a evangelização na Diocese a caminhar cada vez mais em comunhão.
O primeiro momento foi a prática da leitura orante da Palavra de Deus, conduzida pelo padre Joviano Salvatti, assessor da Animação Bíblica da Pastoral. Padre Joviano conduziu o momento baseado no texto de Mt 28, 16s, no qual Jesus envia os discípulos para a missão, pedindo que batizem as pessoas na Trindade.
No começo da reunião, Dom Walter falou da importância do Mês Vocacional, onde cada vocação contribui para a Igreja na sua especificidade. O bispo diocesano ainda situou os participantes da segunda parte da Assembleia dos Bispos, que se dará no final de setembro assim como a 42ª Assembleia do Povo de Deus, que se dará nos dias 23 e 24 de setembro, onde 15 pessoas da Diocese irão participar, em Guarapuava, pela Província de Curitiba.
Padre João Francisco abriu sua fala com os membros do CDAE falando de como se dará a Assembleia, apresentando na reunião as perguntas que deverão ser respondidas e encaminhadas para a Assembleia, como participação Diocesana.
O Tema da 42ª Assembleia, neste ano, será “O Fortalecimento das Comunidades Eclesiais Missionárias a partir da Iniciação à Vida Cristã na Cultura Urbana”. Para deixar os membros do Conselho à par do assunto, o tema foi explanado pelo seminarista Cristian Majolo Boniatti, que está fazendo Estágio Pastoral na Catedral de União da Vitória.
Após apresentar o modo de pensar contemporâneo da sociedade, com tendências e práticas do individualismo, desvinculação das instituições, imediatismo e outras características, com a ilustração da “Casa”, o seminarista falou que a Assembleia do Povo de Deus quer ajudar a Igreja a pensar como ela deve agir neste modo de pensar atual. O desenho da casa ilustra que deve-se investir na evangelização de pequenos grupos, pequenas comunidades, que sejam missionárias. O desenho da Casa ilustra a acolhida, o aconchego, a preocupação com os membros, e esta pequena comunidade deve estar sustentada na Palavra de Deus, alimentada pela vida Eucarística e dispostas à caridade. A comunidade deve ser acolhedora e enviar seus membros à missão, para que outros vivam e façam a mesma experiência.
Após a explanação foi distribuído grupos que refletiram questões a respeito do conteúdo, apontando as Forças, Fraquezas e Avanços existentes nas comunidades e Movimentos na Diocese.
Ainda os membros do CDAE deram opiniões sobre o Cartaz da Romaria Diocesana, que irá acontecer no dia 09 de outubro, sendo a 21ª Romaria Diocesana.
Devido ao foco de trabalho com a Romaria, a reunião do CDAE marcada para o dia 08 de outubro ficou cancelada, sendo mantida apenas a do dia 10 de dezembro, onde os coordenadores e assessores devem apresentar as datas das atividades para o próximo ano. Segundo o padre João Francisco, para 2023 a proposta é que as reuniões do CDAE sejam realizadas à cada três meses, trabalhando o sábado, o dia todo.
Ao final da reunião o padre ainda incentivou ao conhecimento e aproveitamento da Cartilha Política 2022 do Regional Sul 2, para as eleições 2022.
A reunião se encerrou às 12h30, com a Bênção de Dom Walter Jorge e com o almoço na Casa de Formação.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
GALERIA DE FOTOS