Fruto das orações feitas nas paróquias e comunidades, fruto da generosa colaboração financeira vinda das capelinhas vocacionais, das doações em alimento, das promoções e da ajuda na campanha do folder em prol da reforma do seminário, o ano de 2015 no seminário iniciou com grande alegria e esperança.
Resultados
As campanhas favoreceram à reforma do seminário na pintura do bloco 1, troca de reboco de algumas paredes deterioradas por conta da enchente em 2014, além da remodelagem de todo pavimento térreo do prédio. O campo vocacional também floresceu com a entrada de 7 novos seminaristas da Diocese. Com a desistência de dois seminaristas nesse mês, atualmente o Seminário está com 16 seminarista internos, sendo desses: 8 cursando Teologia, 6 cursando Filosofia e 2 no Ensino Médio. Além dos internos, mais 7 freis da Congregação Instituto Missionário Servos do Senhor, que moram na paróquia Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória – PR, estudam no Instituto, sendo 3 na Filosofia e 4 na Teologia. Nesse ano, 4 seminaristas concluirão os estudos, sendo então 4 candidatos aptos a serem ordenados padres em 2016.
Novos Projetos
Segundo o reitor do seminário, padre Sidnei J. Reitz e o vice-reitor, padre Rodrigo S. Reitz, seguindo as orientações das Diretrizes Gerais para a formação dos Presbíteros no Brasil, pretende-se em 2016, fazer o chamado, Ano Pastoral, quando, depois de terminarem os estudos da teologia, ainda antes de serem ordenados diáconos, os candidatos deverão fazer trabalhos pastorais auxiliando em atividades nas paróquias. Os seminaristas que concluirão os estudos em 2015 são: Emerson Gonçalves de Toledo, (Rebouças); João Francisco Sieklicki (Rio Claro do Sul – Mallet), João Henrique Lunkes (Rebouças), Marcelo Antônio Rosa (Paulo Frontin).
Para continuar a colher frutos, o reitor e o vice-reitor do seminário, unindo forças com a equipe vocacional, com as zeladoras de capelinhas e seu assessor padre Evaldo Karpinski, da paróquia São Carlos Borromeu, em Paula Freitas, irão fazer um trabalho vocacional durante esse ano. O projeto é passar pelas paróquias fazendo encontros com as Zeladoras e articulando ações práticas para se encontrar novas vocações.
Conforme o reitor, em um primeiro momento as ações serão articuladas nas paróquias onde não há seminaristas e há pouca frequência de jovens nos retiros vocacionais. “Vamos focar mais nas paróquias onde percebemos que há pouca resposta vocacional. Certamente há vocações, mas é preciso um trabalho para despertar, para descobri-las. Contudo, na medida do possível faremos em todas”, disse o reitor.
Além desse novo projeto para 2016, continuam ainda os tradicionais retiros vocacionais que acontecem sempre nos meses de junho e novembro, tendo em ambos os meses, datas separadas para meninos de 12 e 13 anos, e para jovens de 14 anos para cima. Aqueles que tendo as devidas condições e manifestarem o desejo de entrar para o seminário, são selecionados ainda para fazerem os estágios vocacionais, definidos para alguns finais de semana no ano.
Trabalho em conjunto
A equipe formativa do seminário fez um apelo na reunião do clero em Sant’Ana, Cruz Machado, no dia 26 de fevereiro, pedindo aos padres nas paróquias onde os trabalhos forem realizados, que eles sejam também esses parceiros no trabalho vocacional. “É importante os vocacionados terem um ponto de apoio na paróquia onde vivem. Além da equipe de leigos promotores vocacionais, o padre deve ser também o referencial para os vocacionados; é importante para o jovem”, destacou também o reitor.
Para o vice-reitor do seminário, padre Rodrigo, a primeira seleção dos vocacionados já deve começar nas paróquias. “É importante que haja um acompanhamento e uma seleção dos jovens que realmente mostrem verdadeiro interesse para entrar no seminário. Esse primeiro passo já começa na paróquia onde ele frequenta, e isso nos ajudará em muito”, declarou o vice-reitor.
Informando
Os próximos Retiros Vocacionais, no Seminário Diocesano, em União da Vitória estão marcadas para os dias 20 e 21 de junho, para adolescentes de 12 e 13 anos, e dias 26, 27 e 28 de junho, para jovens de 14 anos em diante.
Pe. Marcelo
fmslara@yahoo.com.br