Na edição passada recordamos um dos grandes tesouros que o Senhor nos deixou, o Sacramento do Batismo. Seguimos nosso itinerário, desta vez sobre o Sacramento do Crisma.
Por ele somos vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, para vivermos como testemunhas de Jesus, espalhando e defendendo, tanto por palavras como por obras, a Sua presença.
Pensemos sobre o testemunho que o Espírito Santo suscita nos batizados, colocando em movimento suas vidas.
Força dos fracos!
Sem a firmeza da fé não é possível que o caminho do Batismo chegue ao seu objetivo. O Espírito Santo nos dá firmeza, fortaleza para permanecermos na condição em que a fé nos coloca, pois “sem a sua força, nada está no homem”.
Por isso, chama-se “Confirmação” porque confirma o Batismo e reforça a sua Graça; como também “Crisma”, pelo fato de que recebemos o Espírito através da unção com o “Crisma” – óleo misturado com perfume consagrado pelo bispo – termo que nos leva a “Cristo”, o Ungido pelo Espírito Santo.
É o Espírito que nos dá a força para seguir adiante. Como toda a vida de Jesus foi animada pelo Espírito, assim também a vida da Igreja e de cada um dos seus membros está sob a guia do mesmo Espírito
O que acontece no Crisma?
Depois da homilia do Bispo, os confirmandos são chamados a professar a fé da Igreja, prontos a responder ‘creio’ às perguntas que o Bispo lhes dirige. Prontos a crer no Espírito Santo, que é Senhor e dá a vida, e que, por meio do sacramento da Crisma, lhes é concedido.
A vinda do Espírito requer corações recolhidos em oração. Depois da oração silenciosa da comunidade, o Bispo, estendendo suas mãos sobre os crismandos, suplica a Deus que infunda neles o seu Santo Espírito.
Eis o momento de fazer a unção. O Bispo diz esta palavra: “Receba, por este sinal, o Espírito Santo, Dom de Deus”. Ele está no nosso coração, na nossa alma, e nos guia na vida para sermos sal da terra e luz do mundo.
Com o “Amém! ”, concordamos com este sinal, para levá-lo a bom termo. O Bispo acrescenta: “A paz esteja contigo! ”. E assim estão crismados.
O sinal do Espírito Santo
A cruz na testa de cada jovem é a marca de quem se transforma numa nova pessoa. Para aqueles que receberam este dom, nada pode ficar como antes. Ser batizado no Espírito Santo, significa ser inflamado pelo amor de Deus.
Ser Selados com o Espírito significa não termos medo de defender, com nossa ação e vida o Evangelho, até entrar no mais íntimo do coração, na maneira de ver, pensar e agir.
Para isso é que o Espírito Santo distribui seus dons para o bem de toda a Igreja e para a sua unidade.
Consagrados com testemunhas do Senhor, na vida e na missão, segundo a vontade do Pai, os confirmados são conduzidos a fazer somente e tudo aquilo que o Espírito de Jesus nos pede, concedendo-nos a força de realizá-lo.
Se realizamos as obras do Espírito, se pronunciamos palavras ensinadas pelo Espírito (cfr 1 Cor 2, 13). Que Ele nos ajude a viver sempre como verdadeiros cristãos, para confessar por todo o lado o nome de Cristo!
Por, Pe. Alisson Marlon
Assessor da Liturgia