A Diocese de Paranaguá comunica, em nota, o falecimento de dom Frei João Alves dos Santos, OFMCap., Bispo Diocesano, aos 58 anos de idade, às duas horas e trinta minutos do dia de hoje, no Hospital Santa Catarina na cidade de São Paulo (SP).
Dom João passou por vários problemas de saúde e nas últimas semanas esteve internado. A causa de seu falecimento foi a falência múltipla dos órgãos.
O secretário do Colégio de Consultores, Pe. Carlimar Gonçalves de Holanda comunicou que o corpo de dom João será velado nesta quinta-feira (09) até as 14h na Igreja da Imaculada Conceição, sede da Província dos Frades Menores Capuchinhos, na cidade de São Paulo e depois seguirá para ser velado de sexta-feira (10) a sábado (11) na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário, na sede da Diocese em Paranaguá. No sábado, haverá Missa Exequial Solene às 16h horas, e logo em seguida o sepultamento na Cripta da Catedral Diocesana.
Trajetória
Dom João Alves foi o 3º Bispo de Paranaguá. Nasceu a 09 de dezembro de 1956, na cidade de Alto Alegre, Diocese de Lins (SP). Ingressou na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos a 31 de dezembro de 1976. Fez a primeira profissão religiosa a 1º de janeiro de 1978 e os votos perpétuos a 17 de abril de 1982. Estudou Filosofia no Seminário de São Francisco de Assis, em Campinas, e na Faculdades Associadas do Ipiranga – SP (FAI) e Teologia no Seminário de São Francisco, em Campinas. Foi ordenado presbítero, a 04 de dezembro de 1982.
Exerceu os seguintes ministérios: Vigário Paroquial na Arquidiocese de Campinas, Superior da Comunidade local em Campinas, Promotor Vocacional, Definidor Provincial, Formador e Professor em diversas casas da província e Provincial dos Capuchinhos, com sede em São Paulo. Foi nomeado Bispo de Paranaguá a 02 de agosto de 2006, ordenado em Penápolis, Diocese de Lins, a 30 de setembro seguinte e empossado a 18 de outubro do mesmo ano.
Atividades
Na Diocese dom João reorganizou a Pastoral diocesana e a administração; construiu o Centro Pastoral Dom Bernardo José Nolker; fundou novas paróquias e conseguiu a reabertura da histórica igreja de São Francisco das Chagas sendo hoje, a igreja da Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento.
Em âmbito Regional dom João era bispo referencial da Pastoral Carcerária e nacionalmente referencial para a Pastoral da Afro-brasileira.
Nos mais de oito anos que esteve na frente da Diocese de Paranaguá, dom João Alves, seguindo as pegadas do Bom Pastor, doou sua vida pelo povo, mostrou-se incansável, dedicando-se, sobretudo ao mais pobres e no Regional Sul 2 foi atuante junto na construção da comunhão junto aos bispos.