O Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, promove no próximo final de semana, dias 24, 25 e 26 de junho, um Encontro Vocacional Masculino para meninos acima de 14 anos.
O Encontro Vocacional que tem início na sexta-feira, 24, às 18h, terá momentos de palestras sobre vocação, discernimento vocacional, espaços de convivência com os seminaristas, momentos de espiritualidade, recreação, e espaços de conversa com os padres da Equipe Formativa.
Jovens interessados em participar do Encontro devem procurar sua paróquia, conversar com o padre para ser encaminhado pela paróquia para o Encontro.
O Encontro Vocacional que irá até no domingo, 26, ao meio dia, tem o objetivo de ajudar os jovens a conhecer melhor a caminhada de formação sacerdotal, e auxiliar a um melhor discernimento vocacional.
Procure jovem sua paróquia e faça essa experiência.
Informações: (42) 3523 4552
e-mail: seminario@dioceseunivitoria.org.br
ASSISTA AO VÍDEO CONVITE ABAIXO – E ACOMPANHE O TEXTO VOCACIONAL
Produzido por Setor de Comunicação da Diocese.
ARTIGO VOCACIONAL
Conhecer a Deus é uma Questão; Permanecer com Ele é uma Resposta
A Fonte e descoberta da Vocação
Deus é a fonte e origem de toda vocação. O chamado divino já acontece a todos nós, desde o primeiro instante da vida. Porém, é principalmente pela oração, uma “conversa com Deus” que se descobre qual a missão que mais combina com os próprios talentos. Por meio de uma boa conversa com alguém, conhecemos e descobrimos tantas coisas, alegres, desafiantes, tristes. Com Deus é a mesma coisa. Quando mantemos este diálogo com o Senhor, vamos conhecendo a Ele e Ele nos ajuda em nosso autoconhecimento. A vocação é uma oportunidade de conhecer Aquele que chama e espera ansioso uma resposta plena: “eis-me aqui! ” Logo, vocação é um conhecer e permanecer em Deus.
Vocação exige entrega
Somente aquele (a) que se entrega totalmente à vontade de Deus será capaz de conhecê-lo e permanecer para sempre na sua presença. Toda decisão de nossa vida deve ser feita de maneira a nos sentirmos totalmente alegres, dispostos e com disponibilidade para servir as demais pessoas que estão mais próximas de nós, de maneira que possamos sentir amor e prazer por aquilo que realizamos. A vocação é um dom de Deus entregue aos nossos cuidados para colocarmos em prática no testemunho diário em favor do próximo. Nos lembra um amigo sacerdote: “vocação acertada, vida feliz”.
O necessário em uma vocação
O amor, a alegria da vocação, são contagiantes à medida que eu experimento e partilho. E isto vale para qualquer vocação que assumimos em nossa vida, e para que isto aconteça é importante que não percamos de vista o amor à vida e ao que gostamos de fazer. Quando nos falta amor tudo parece mais difícil ou fica mais difícil, além de estarmos fazendo um grande mal a nós mesmos e não conseguirmos realizar aquilo que nos propomos. Por isso, para conseguirmos realizar bem aquilo que queremos, devemos amar sem condições: “nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”. (Jo 13, 35). Por isso, o amor pelo que se quer ou pelo que se busca tem de vir em primeiro lugar. Quem é este Amor? Deus e somente Ele. Muita gente escolhe a vocação com motivações que nada tem a ver com a sua pessoa. Esquecem do Amor.
Satisfações e Desafios
Quando a escolha acontece por aquilo que no momento está sendo o mais “rentável” ou que está dando um prestígio maior, a frustração e o aborrecimento são grandes. Mas é preciso lembrar, seja qual for a escolha para nossa vida, devemos ter presente que sempre haverá desafios, que são superados. Podemos contar sempre com a graça de Deus! Passo a passo, pouco a pouco, o caminho se faz. Lembremos que é necessário fazer um esforço para realmente descobrir o que se quer na vida, qual vocação seguir. Seguir a voz do Bom Pastor vale a vida, pois no seguimento vocacional (sacerdotal/religioso) estaremos realizando aquilo que o coração deseja e dizendo nosso ‘sim’.
Procure um orientador
Você que está buscando descobrir a sua vocação, pode contar com a ajuda de algum sacerdote, um (a) religioso (a), um cristão leigo comprometido, mas não deixe para depois. Busque conhecer a Cristo, permaneça com Ele. (Jo 1, 38-39).
Próximo Retiro Vocacional no Seminário Diocesano:
Dias, 24,25 e 26 de junho; 25,26 e 27 de novembro.
VISITE A PÁGINA DO SEMINÁRIO – CLICK AQUI
Contribuição: Padre João Henrique Lunkes
Diretor de Estudos do Seminário Diocesano