No sábado, 26 de março, um grupo de aproximadamente 25 casais, representando as paróquias da Diocese, participaram de uma formação com a Equipe da Pastoral Familiar do Regional Sul 2 da CNBB, com o objetivo de dar os primeiros passos na Diocese para a constituição dessa Pastoral.
A Equipe do Regional estava composta pelos casais Lafaete e Maria, coordenadores regionais; Verinha e Abdias, da Secretaria; e Luiz e Carmen, coordenadores da Província de Curitiba.
A tarde de formação aconteceu na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em União da Vitória. Dom Walter Jorge, bispo diocesano e também o padre Antônio Carlos Rodrigues, assessor diocesano da Pastoral Familiar, estiveram presentes.
Algumas paróquias na Diocese tem um trabalho de Pastoral Familiar iniciado em anos anteriores, contudo, o objetivo da reunião foi formar uma equipe diocesana junto com o padre assessor para que, com uma implantação oficial da Pastoral, se possa a partir de agora caminhar em sintonia com as Diretrizes da CNBB para a Pastoral Familiar em todo o Brasil. “Temos em algumas paróquias uma representação da Pastoral Familiar com alguns casais, fruto de um trabalho de anos anteriores já. Mas o que queremos agora é implantar essa Pastoral de forma oficial em nossa Diocese, alinhados com a proposta da CNBB, nas exigências do contexto do mundo atual para a família”, explicou padre Antônio, assessor da Pastoral na Diocese.
Entre os casais participantes da reunião, três deles iniciam a Equipe Diocesana caminhando junto com o padre Antônio Carlos Rodrigues para o fortalecimento da Pastoral na Diocese. São eles: Maurício Bet e Vanuza Bet, da paróquia Santa Bárbara, de Bituruna, como casal coordenador; Ernani Surmacz e Maria Neli Surmacz, da paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Rio Azul, como casal vice coordenador; e, Ricardo Miguel Kujiv e Geovana Cordeiro Kujiv, da paróquia São Carlos Borromeu, de Paula Freitas, como casal secretário.
“Temos uma boa equipe para iniciarmos. Com a ajuda deles podemos articular as formações nos Setores e paróquias onde nos chamarem para implantarmos a Pastoral. Cada um deles claro, com a bagagem que já possuem, podem através de novas formações irem se enriquecendo, e assim, vamos contribuindo para essa Pastoral tão importante, que vem atender a família em todas as suas dimensões”, partilhou o padre assessor.
Ainda no domingo, 27, a Equipe do Regional esteve na paróquia do padre Antonio, paróquia Santa Bárbara, em Bituruna, para um encontro com os 11 casais que fazem parte da Pastoral Familiar naquela paróquia. O encontro contou com um momento formativo, de conversa, e participação na santa missa, além do almoço preparado pela comunidade, recepcionando os casais.
Texto: Setor de Comunicação da Diocese
Fotos: Equipe da Pastoral Familiar.
FOTOS