Neste sábado, 26 de março, a Diocese de União da Vitória dá os primeiros passos de forma oficial para a implantação da Pastoral Familiar.
Casais responsáveis pela Pastoral, no Regional Sul 2 da CNBB, que abrange o estado do Paraná, estarão em União da Vitória reunidos com casais da Diocese para uma tarde de formação, dando assim os primeiros passos para a implantação, entre eles, a formação de uma Comissão Diocesana da Pastoral Familiar.
A convite de Dom Walter Jorge, bispo Diocesano, padre Antônio Carlos Rodrigues assume a assessoria diocesana dessa Pastoral. Em sintonia com o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, lançado em 2020 na Diocese, e que tem a Família como foco evangelizador nos quatro anos de vivência do Plano, segundo padre Antônio, o objetivo é trabalhar uma Pastoral Familiar alinhada como a proposta de toda a Igreja do Brasil. “Temos em algumas paróquias de nossa Diocese um trabalho de Pastoral Familiar com alguns casais, fruto de um trabalho de anos anteriores já. Mas o que queremos agora é implantar essa Pastoral de forma oficial em nossa Diocese, alinhados com a proposta da CNBB, nas exigências do contexto do mundo atual para a família”, explicou padre Antônio.
Assumindo o convite do bispo em assessora a Pastoral Familiar, padre Antônio partilha que vê bons resultados já em sua paróquia, onde começou a dar os passos para motivar os casais. Com onze casais envolvidos em sua paróquia, percebe o entusiasmo deles, vendo o interesse na busca de informação e formação. “Partilhei em nosso grupo aqui na paróquia uma formação online que haveria pelo Regional, e os próprios casais se organizaram e assistiram em um sábado aquela formação, além das formações que estamos fazendo já há nove meses aqui na paróquia”, comentou ele animado.
A formação e reunião de implantação em União da Vitória será na matriz Nossa Senhora de Fátima, no Bairro São Bernardo, em União da Vitória. O encontro que terá início às 13h, e término às 17h, além da presença de casais vindos de paróquia das Diocese para a implantação; do padre Antônio, assessor; e de Dom Walter Jorge, bispo diocesano, contará com a presença de casais da Equipe do Regional: Lafaete e Maria, coordenadores regionais; Verinha e Abdias, da Secretaria; e Luiz e Carmen, coordenadores da Província de Curitiba.
Entre os assuntos em Pauta, está a apresentação da caminhada da Pastoral Familiar em todo o Regional Sul 2.
Ainda, no domingo, 27, a Equipe do Regional participará da celebração da missa na matriz Santa Bárbara, em Bituruna, onde atua o padre Antonio Carlos, tendo um momento formativo e de conversa com os onze casais que iniciam a formação da Pastoral Familiar naquela paróquia.
Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR