Com vistas de oficializar o início das atividades acadêmicas do Seminário Diocesano Rainhas das Missões, de União da Vitória, o Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno, do Seminário, promove nesta semana a Aula Inaugural do Instituto.
Tendo o Sínodo 2021-2023 como assunto a ser abordado aos convidados e demais participantes, o tema da Palestra será “Caminhar juntos” na comunhão, participação e missão, e será abordado pelo professor Diogo Marangon Pessoto, da cidade de Curitiba, Doutor em Teologia pela PUC – RJ, na área de Teologia Sistemático-Pastoral e Linha de Pesquisa Fé e Cultura.
A Aula Inaugural será realizada na sexta-feira, 25 de fevereiro, na igreja do Seminário Diocesano, em União da Vitória, com início às 19h30. O espaço é aberto a todos, sendo o convite direcionado de modo especial a lideranças da Igreja da Diocese, que atuam nas diversas atividades Pastorais e outros serviços, religiosos, religiosas, padres, diáconos e seminaristas.
Padre João Henrique Lunkes, Diretor Acadêmico do IFTESAM, comentou ao site da Diocese o tema a ser abordado na Aula Inaugural, e a intenção do professor Diogo na explanação de sua palestra. (Ouça no áudio abaixo).
Biografia do Palestrante:
Professor Doutor Diogo Marangon Pessoto é também Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017), na Área de Teologia Sistemático-Pastoral e Linha de Pesquisa Teologia e Evangelização na Contemporaneidade. Especialista em Gestão de Processos Pastorais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2014). Dedica-se à pesquisa teológica das seguintes questões: eclesiologia, pneumatologia e teologia pastoral. Tem experiência nas áreas de Teologia Sistemática, Filosofia e Educação. Leciona também no Curso de Teologia no IFTESAM, no Seminário de União da Vitória.
Entenda melhor o Sínodo:
Sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a “caminhar juntos” como irmãos e irmãs que somos. É um jeito de ser Igreja pelo qual cada pessoa é importante, tem voz, é ouvida, capacitada e envolvida na realização da missão. Não se trata mais de estar uns sobre outros, mas de nos colocarmos entre iguais para juntos fazermos a experiência de fé, frente aos desafios internos e externos que se apresentam em nosso dia a dia.
Toda a Igreja está convocada pelo Papa Francisco a percorrer o caminho rumo ao Sínodo (outubro 2023). Ele convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.
A Igreja de Jesus Cristo, ao longo de sua história, concretizou muitos passos e aprendizados. Foi notadamente, no Concílio Vaticano II (1962-1965), que ela percebeu com clareza que o melhor jeito de ser e de caminhar, para bem cumprir a sua missão, é o “jeito sinodal”. Não se trata de tarefa fácil, exige muita preparação e profunda conversão de todos ao projeto de Deus.
Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR