Padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos lideranças de Movimentos, Pastorais e Organismos na Diocese, e alguns fiéis em geral participaram da Missa de Abertura do Sínodo, na sua Fase Diocesana, que se deu na sexta-feira, 10, na igreja Catedral, em União da Vitória.
A missa que teve início às 19h, foi presida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano e concelebrada pelos demais membros do clero da Diocese. Na abertura da celebração Dom Walter Jorge agradeceu e parabenizou a participação de todos os que estavam na celebração e acompanhavam pelas redes sociais, destacando a diversidade dos Ministérios ali presentes. “Uma alegria ver essa Igreja reunida em seus diversos Ministérios, Ordenado Hierárquico, os leigos em seus muitos Ministérios laicais, nos seus serviços, pastorais e movimentos. A riqueza da diversidade de dons e carismas se expressa segundo o Dom do Espírito para a Edificação do Reino”, disse Dom Walter.
Em seguida, Dom Walter lembrou ao povo as Fases as quais irão acontecer o Sínodo, sendo neste ano a Fase Diocesana, momento em que as Paróquias começarão a receber da equipe diocesana do Sínodo o questionário para poderem contribuir com sua participação. Em 2022 acontecerá a Fase Continental, e em 2023 acontece a conclusão em Roma, com os bispos reunidos com o Papa.
Áudio de Dom Walter Jorge
O bispo diocesano ainda explicou aos fiéis a importância e o objetivo do Sínodo, que pretende ouvir as diversas vozes presentes na Igreja e as que estão afastadas dela. “Os fiéis não erram ao ouvirem junto o Espírito. Para ser sempre a Igreja de Cristo, ela deve ser sempre reformanda. O Papa nos diz que este é o caminho que Deus espera para o Terceiro Milênio, uma Igreja sempre em saída. O que o Papa deseja é que a sinodalidade seja o modo de ser da Igreja, pois a Igreja é Sinodal, é o modo dela ser e agir”, comentou ele.
Áudio de Dom Walter Jorge
Após a celebração, todos foram acolhidos no salão da Catedral para participarem de uma confraternização, gesto também de expressão de comunhão, diálogo e partilha de experiências vividas nas comunidades da Diocese.
Para os próximos meses, organizado pela Equipe Diocesana do Sínodo, um questionário estará chegando às paróquias, as quais irão se organizar para fazer o processo participativo no Sínodo. Os resultados colhidos na Diocese deverão ser encaminhados à CNBB até o segundo semestre de 2022. (Saiba mais clicando Aqui).
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
VEJA AS FOTOS DA CELEBRAÇÃO