Nos últimos anos o Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, vem formando para a Diocese diversos padres. O trabalho vocacional de acompanhamento de jovens nas paróquias pelos padres e leigos, o trabalho de Movimentos na Diocese: Zeladoras das Capelinhas, o Movimento Serra e a Pastoral Vocacional, vem dando frutos de um trabalho realizado com muita oração, perseverança e dedicação, confiando que Deus está a todo tempo chamando jovens a se consagrarem à vida religiosa.
Neste ano, a Diocese formou dois padres, José Damião dos Santos Souza e Alisson Marlon de Moura, que após terem concluído os estudos no Seminário, fizeram o Estágio Pastoral por um ano nas paróquias e hoje um deles é vigário paroquial em São Mateus e outro atuará no Seminário Diocesano no próximo ano.
Em 2022, dois seminaristas começam o Estágio Pastoral, tendo concluído os estudos neste ano. Diego Kukul de Oliveira, da cidade de General Carneiro e Cristian Majolo Boniatti, da cidade de Antonio Olinto. Ambos entregaram o trabalho de conclusão de curso no mês de novembro, e os apresentaram no dia 10 de dezembro. Diego Oliveira trabalhou seu TCC na área da Mariologia, com o tema: ‘Reinar pelo Serviço: A Realeza de Maria à luz do Magistério recente’, e o seminarista Cristian escreveu sobre ‘Elementos para uma Identidade Sacerdotal’, dentro da área dos Sacramentos.
O Curso de Filosofia também teve a apresentação de um TCC, escrito pelo seminarista Maurício Krasovski, que em 2022 irá para a Teologia. Maurício, que também fez a apresentação de seu trabalho no dia 10 de dezembro, apresentou seu TCC no tema: ‘A atividade de síntese na formação do conhecimento, segundo o pensamento de Immanuel Kant’.
As apresentações contaram com a presença de familiares dos três seminaristas, alguns padres, seminaristas diocesanos e religiosos. As Bancas foram formada pela Equipe Formativa do Seminário, Dom Walter Jorge, bispo diocesano, e professores orientadores, alguns participando de modo virtual.
Também um seminarista religioso, do Instituto Franciscano Missionários do Espírito Santo, Manoedson Costa de Souza, realiza seu Estágio Pastoral em uma das Paróquias da Diocese.
Se alguns seminaristas concluem algumas etapas da formação, outros novos ingressam.
No dia 05 de dezembro, o Seminário Diocesano promoveu um Encontro Vocacional com jovens acima de 14 anos vindos de diversas paróquias, para terem um dia de formação, palestras, conversa com os seminaristas e a equipe formativa, no intuito de descobrirem se o chamado que Deus os faz é para o sacerdócio, e sentindo isso ingressarem no Seminário em 2022. Os jovens que decidirem ingressar, ainda passarão por mais um Encontro Vocacional ou Estágio com os padres da Equipe Formativa. Segundo o padre Marcelo A. Rosa, Reitor do Seminário, as atividades no Seminário em 2022 começam no dia 07 de fevereiro, com Aula Inaugural proferida no dia 09 de fevereiro.
Os seminaristas que estão na caminhada e os novos que ingressarão terão um elemento ainda mais motivador no início do ano letivo para fortalecerem seus passos rumo ao sacerdócio, pois dia 05 de fevereiro, dois seminaristas que estavam em Estágio Pastoral serão ordenados Diáconos, recebendo da Igreja o 1º Grau do Sacramento da Ordem. A participação e a vivência em um momento, uma celebração com está, pode também ser uma forma de Deus cativar o coração de alguns jovens.
Tendo passado pela etapa formativa no Seminário, e também no Estágio nas paróquias, Diego Ronaldo Nakalski e Douglas Ribasz serão ordenados diáconos em uma mesma celebração, na matriz São José, em Antonio Olinto, com missa presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, às 10h.
Diego Ronaldo Nakalski é natural da Paróquia Nossa Senhora das Graças e São Jose, de General Carneiro. Fez seu Estágio Pastoral primeiro na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul, e atualmente dá continuidade na Catedral, em União da Vitória.
Douglas Ribasz é natural da cidade de São Mateus do Sul, da Vila Palmeirinha, comunidade pertencente à Paróquia São Mateus, de São Mateus do Sul. Seu Estágio Pastoral se dá na Paróquia São José, de Antonio Olinto, onde junto com o seminarista Diego receberão a Ordem do Diaconado.
Por tanta riqueza e frutos nesse campo vocacional, o Seminário Diocesano, e toda a Diocese, louva a Deus por muitos jovens estarem se abrindo para escutarem a ‘Voz do Senhor’ que ainda chama para o serviço ao Seu Reino, na vida consagrada.
Criado em 1984, o Seminário Diocesano Rainha das Missões, formou inúmeros padres para a Diocese e para diversas outras Diocese do Brasil. Ainda hoje, muitos seminaristas de Congregações Religiosas, que servem na Diocese, fazem ali seus estudos acadêmicos, além dos seminaristas da própria Diocese.
*Maria, Rainha e Mãe dos Vocacionados – Rogai por todos nós!
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
OUTRAS FOTOS DAS APRESENTAÇÕES DE TCCS