Um dos encontros que se deu à nível de Regional na última semana foi da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Sul 2 da CNBB, que fez sua reunião ordinária da comissão ampliada nos dias 26 e 27 de outubro na Casa Céfas, em Apucarana (PR).
Participaram a coordenação da CRP e os coordenadores da Pastoral Presbiteral nas dioceses do Paraná. Da Diocese de União da Vitória esteve presente o padre Sidnei José Reitz, secretário da Comissão Regional de Presbíteros, coordenador da Pastoral Presbiteral na Diocese e pároco da Catedral, em União da Vitória.
Para acolher os participantes e presidir a Santa Missa, marcou presença Dom Carlos José de Oliveira, bispo de Apucarana (PR).
Além de avaliar as atividades realizadas em 2021 e planejar trabalhos para 2022, os padres também trataram sobre como reorganizar a Pastoral Presbiteral e sobre o ministério do presbítero no pós-pandemia. “O encontro foi muito bom para que possamos reorganizar a Pastoral Presbiteral no estado do Paraná, em vista de um planejamento do ano de 2022. Estamos ressurgindo da pandemia e a Pastoral Presbiteral quer viver a mística do cuidado. Cuidar do presbítero e ajudá-lo a fazer este caminho de retorno”, afirmou padre Emerson Lipinski, presidente da CRP.
Como gesto simbólico para homenagear, recordar e rezar pelos 24 padres que faleceram vítimas da Covid-19, incluindo também Dom Mauro, arcebispo de Cascavel, também vítima da Covid, em um dos dias do encontro os participantes se reuniram em um dos espaços externos do local do encontro, rezaram a Liturgia das Horas e plantaram uma árvore. “Com esse gesto de plantar uma árvore, queremos lembrar que estes irmãos padres que faleceram continuam vivos no meio de nós. Plantamos a árvore e rezamos a oração das vésperas por eles”, relatou padre Emerson.
Informações: Karina de Carvalho
Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2