Todo ano a Diocese de União da Vitória promove um Retiro ao seu clero. Saindo por alguns dias da paróquia, das atividades cotidianas, à exemplo de Jesus, que também se retirava para o deserto, tendo momentos de maior intimidade com o Pai, no Retiro Anual os padres buscam dar uma pausa nos trabalhos cotidianos, para se alimentarem na espiritualidade e renovarem as forças em um momento de oração e silêncio mais intenso.
Neste ano, o Retiro do Clero aconteceu no mês de outubro, realizado na Casa de Retiros Josafata Hordashevska, das Irmãs Ucranianas, em Ponta Grossa-PR, próximo ao Mosteiro da Ressurreição.
O Retiro que se deu dos dias 18 a 21, foi conduzido este ano por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo da Arquidiocese de Londrina – PR.
Com o tema “Ser padre, bela vocação entre vocações belas. Quem é esta pessoa a quem chamam de padre? ”, nos quatro dias de Retiro o arcebispo foi conduzindo reflexões ao clero como: “O que se espera de um padre hoje?; Padre, chamado por Deus, consagrado a Deus e enviado por Deus; A tríplice missão do padre: ensinar, conduzir e santificar; Padre, segundo o exemplo de Jesus Cristo, o Bom Pastor; O padre, enquanto pessoa humana, e as diversas dimensões do seu eu.
“O Retiro deste ano trouxe para nós reflexões sobre o primeiro chamado, nos fez lembrar o dia da nossa ordenação, nossas promessas, nos ajudando a recordar nossa identidade de Consagrado”, partilhou padre João Henrique Lunkes, do Seminário Diocesano.
Contando com espaços de partilha de vida e convivência entre os padres, o Retiro valorizou ainda ao clero importantes momentos de oração pessoal, chamados de “deserto”. Fizeram parte também desses dias espaços celebrativos como: Celebração Penitencial, Devoções Marianas e as Missas como celebração central.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
OUTRAS IMAGENS