Inspirados no tema “Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes”, do Evangelho de Lucas (Lc 1, 52), o Movimento Eclesiástico da Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de União da Vitória, realizou no dia 10 de outubro na matriz Nossa Senhora da Salette em União da Vitória, o “Cenáculo com Maria”.
O encontro contou com a participação de 131 pessoas entre coordenadores, servos e participantes de Grupos de Oração dos 4 Setores da Diocese (Bituruna, Rio Azul, São Mateus e União da Vitória), com momentos de louvor, oração, pregação da Palavra, adoração, confissões e a celebração da Santa Missa.
Desde fevereiro de 2020, o Movimento não se reunia de forma presencial, quando devido a Pandemia, os encontros da RCC passaram a ser online.
Para Vanderlei Openkovski, coordenador diocesano da RCC, a vivência do encontro presencial torna mais viva a fé, o gesto de louvor e gratidão a Deus. “Viver esse Cenáculo com Maria nesse final de semana foi algo de muita alegria. Foi um momento onde pudemos louvar ao Senhor, exaltar o seu nome e viver nosso carisma, pedindo ao Espírito Santo para vir em nosso auxílio, para voltarmos para as nossas casas fortalecidos e agraciados com essa benção”, partilhou ele.
Além do coordenador diocesano, se fizeram presentes Miguel Machinski Jr, presidente da RCC Paraná; Ivone Magnani Pasquali, secretária geral da RCC Paraná, e o Padre João Francisco Sieklicki, assessor eclesiástico da RCC Diocese de União da Vitória.
Dentro da proposta da formação, Miguel Machinski ministrou suas pregações com as seguintes temáticas: “Queremos ser visitados por Maria” (Lc 1,39-45) e “Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes” (Lc 1-52), enfatizando a importância de pedirmos auxílio a Nossa Senhora nos momentos de dificuldade e a seu exemplo, buscarmos viver a humildade; e, “O que Maria deseja é justamente o presente que o pai deseja para cada um de nós e o presente é o Espírito Santo”.
Outra temática desenvolvida por Ivone Pasquali foi “Famílias decididas a servir o Senhor” (Js 24), em sintonia com o Plano da Ação Evangelizadora da Diocese de União da Vitória.
Assembleia Eletiva Diocesana
No mesmo dia, o Conselho Diocesano da RCC, composto pelos coordenadores de grupo de Oração, secretários de Setor e o atual coordenador diocesano, se reuniu em assembleia eletiva na igreja matriz Nossa Senhora da Salette.
A eletiva que ocorre a cada 2 anos foi presidida por Miguel Machinski Jr., presidente da RCC Paraná, estando ainda presentes o padre João Francisco, assessor eclesiástico, e o padre Alfredo, pároco da Paróquia N. Sra. da Salette.
Seguido de um momento de oração e discernimento, o Conselho elegeu Rosalva Ritzmann Dalpra, do Grupo de Oração Nossa Senhora da Salette, para presidir a RCC Diocese de União da Vitória no biênio 2022-2023.
Vanderlei Openkovski, coordenador diocesano até 31 de dezembro deste ano, apontou a importância do momento para a RCC: “Que bom esse rodízio de coordenadores. Estava antes no Setor São Mateus, depois Setor Rio Azul que estará terminando em Rebouças, e agora para o novo biênio teremos alguém de União da Vitória. Assim, juntamente com ela, novas lideranças, novas pessoas terão a oportunidade de estar à frente representando a RCC”, disse o atual coordenador.
Concelebrada pelos padres João Francisco, padre Alfredo Celestino dos Santos e padre Clodoaldo Tenório de Araújo, estando ainda presente o Diácono Permanente Clarito Barbosa, a missa de encerramento do Cenáculo com Maria foi presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano. Na celebração foi apresentada a todos a nova coordenadora eleita.
Texto: Cristiane B. Ferraz
Ministério de Comunicação Social – RCC Diocese de União da Vitória
Fotos: Ministério de Comunicação Social
GALERIA DE FOTOS