A Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal traz, com total convicção, a pedagogia das Sagradas Escrituras. “A catequese que tem como base e ponto de partida os textos bíblicos e a leitura orante como método de acesso, torna presente o mistério do amor de Deus, que zela por seu povo eleito e o defende”. (Ariél Philippi Machado).
A Palavra de Deus precisa com urgência ser o centro em nossas formações, reuniões de conselhos, pastorais e movimentos. Precisamos nos inspirar na Bíblia em todas as ações da comunidade de fé. A catequese que tem os textos bíblicos com fonte principal supera o modelo de catequese centralizada na doutrinação e memorização.
Segundo a Constituição Dogmática Dei Verbum, “a Bíblia deve inspirar toda ação evangelizadora da Igreja começando pela catequese, a pregação e a vida da Igreja, além de constituir a alma da teologia”. (Conf. nº 24).
A Palavra de Deus e a Iniciação à Vida Cristã possuem uma ligação muito forte, que ao iniciar alguém na vida cristã é iniciar no contato íntimo com a Palavra. Com isso podemos afirmar que a Bíblia é o livro principal da catequese. Nela está a Palavra de Deus. É com a Bíblia que a catequese ajuda o catequizando a realizar o seu encontro com Deus.
A catequese deve levar o catequizando a aprender a escutar e vivenciar a Palavra de Deus, colocando a Bíblia como centro de sua evangelização. É através da Bíblia que o catequizando e o catequista vão se comunicando com Deus e Deus com eles. Para isso, é necessário que o catequista tenha intimidade com a Bíblia. Assim, o catequizando vai percebendo que a Palavra de Deus é luz na sua vida.
No nº 108 do Diretório Nacional de Catequese, há dois objetivos no uso da Bíblia na catequese:
– Formar comunidade de fé: momento de acolher as pessoas que buscam a Palavra de Deus.
– Alimentar a identidade cristã: a Bíblia alimenta a identidade do cristão. Ela é referência para a vida.
Portanto, a Palavra de Deus é o centro de toda ação catequética. Perante essa afirmação cabe a nós nos questionarmos:
– Como anda minha intimidade com a Bíblia?
– Como anda a minha Leitura Orante da Palavra?
– Como utilizo a Bíblia no meu dia a dia?
Fonte: Diretório Nacional de Catequese
Site Catequese do Brasil
Contribuição: Célio Reginaldo Calikoski
Coordenadora Diocesano da Catequese