Dos dias 9 a 12 de fevereiro, padres e diáconos da Diocese de União da Vitória fizeram seu retiro anual. O encontro se deu na Casa de Retiros Irmã Josaphata Hordaschevska, em Ponta Grossa – PR. O pregador desse ano foi Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília e Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Durante os três dias de retiro, Dom Leonardo desenvolveu reflexões acerca do tema: A alegria da nossa vida e missão. Segundo ele, o retiro é um tempo de recolhimento, onde cada um se volta para dentro de si para melhor se conhecer. “O retiro não é para nos enchermos de algo, mas sim para nos esvaziarmos das coisas que temos e fazemos”, disse o bispo.
Um dos textos referenciais foi A Parábola do pai que tinha dois filhos, conhecida como o “Filho Pródigo”, conduzindo cada um a refletir sobre seu relacionamento com Deus com encontro amoroso e não como cumprimento de regras. Falou também da alegria que se deve sentir em uma vida dedicada a Deus, uma alegria como contentamento, na gratuidade, vivendo uma doação generosa.
Além das palestras, o retiro teve momentos de reflexão individual, orações e celebrações em comum. A celebração penitencial foi um dos grandes momentos altos para os retirantes, onde cada padre e diácono podiam fazer a sua confissão individual. De igual modo, a celebração eucarística, concelebrada por todos, ditava o ritmo do retiro.
Rogamos para que Deus, que é Pai rico de bondade e gratuidade, seja, sempre mais, a fonte de toda a generosidade da doação de toda a vida do clero da Diocese de União da Vitória.
Pe. Marcelo
fmslara@yahoo.com.br