Em sintonia com a ação emergencial: É Tempo de Cuidar – (Conheça Aqui).’, lançada pela CNBB na Páscoa de 2020 e reforçada neste ano, ação que visa amparar e auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade, agravada pela pandemia da Covid-19, a Cáritas da Diocese de União da Vitória está motivando as paróquias a fazerem uma ação solidária entre os dias 5 a 11 de julho. Assim explica padre José Carlos, vice-presidente da Cáritas da Diocese. “Essa Campanha é uma Campanha restrita que nós iremos fazer de cinco a onze. Claro que as paróquias já fazem suas ações todos os meses, mas a ideia é que se faça esta Campanha dentro deste período. Isso é uma ação da CNBB, e a Cáritas teve a ideia de fazer, mas não em um dia só, mas uma semana de arrecadação”, comentou padre José Carlos, que também é pároco da paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul.
Áudio Padre José Carlos
Sendo uma Campanha específica nessa data, o objetivo é recolher por parte de fiéis e pessoas de boa vontade alimentos não perecíveis e cobertores que serão a partir do dia 12 de julho entregues às famílias carentes, atingidas pela crise causada pela Pandemia da Covid-19.
A iniciativa surgir após uma reunião on-line do Conselho Diocesano da Cáritas, que quis estar unida à campanha promovida pela CNBB em junho. Contudo pensando em realizar uma ação com um espaço de tempo maior, a Cáritas Diocesana pensou em fazer uma semana toda de Campanha, favorecendo para que mais pessoas pudessem ajudar, como explicou Ivone Magnani Pasquali, Diretora da Cáritas. “Decidimos que seria feita a divulgação nos finais de semana nas missas para que as pessoas levem sua a ajuda. Se alguém quiser levar antes do dia cinco não tem problema. A partir do dia 12 as paróquias irão se organizar com as pastorais sociais para direcionar aquilo que foi recolhido. Então, o objetivo do período é para condensar mais, para que em um conjunto todo se faça a entrega a quem está precisando”, explicou Ivone.
Áudio Ivone Pasquali
A ajuda com alimentos não perecíveis e cobertores podem ser entregues nos dias de semana em horários comerciais, nos Escritórios Paroquiais.
Administração Diocesana da Cáritas, Gestão 2020/2023
– Presidente: Dom Walter Jorge Pinto
– Vice-Presidente: Padre José Carlos Emanuel dos Santos
– Diretora: Ivone Magnani Pasquali
– Vice-Diretor: Diácono Clarito Nivardo Barbosa
– Tesoureiro: Diácono Luis Francisco Huk
– Vice-Tesoureira: Lindamir de Fátima Varela
– Secretária: Liselote Terezinha Majolo Boniatti
– Vice – Secretária: Idalci Burzinski dos Santos
– Conselho Fiscal: Célia Mara Bhorer Martins
– Conselho Fiscal: Eva Cristina Huk
– Conselho Fiscal: Izabel Zortea
– Suplente – Conselho Fiscal: Marilúcia Flenik
– Suplente – Conselho Fiscal: Diácono Jalci Levis
– Suplente – Conselho Fiscal: Irmã Vera Alice dos Santos
– Assessor Jurídico: Dr. Maurício Flávio Magnani
(Reveja a matéria da Implantação da Cáritas na Diocese – Aqui).
“Ecoe forte nos corações os clamores dos pobres e famintos,
para a preparação de uma sociedade mais fraterna e justa”.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR