Atuando desde 1989 na Diocese de União da Vitória, as Irmãs dos Pobres, fundadoras do Instituto Palazzolo, se despedem da Diocese depois de 32 anos atuando na comunidade em União da Vitória, auxiliando os mais pobres, crianças carentes e famílias necessitadas.
No domingo, 16 de maio, na solenidade da Ascensão do Senhor, em missa presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, as Irmãs se despediram oficialmente da comunidade. “Aqui chegaram com a missão de testemunhar a paixão de Jesus pelo povo e, em especial, aos mais necessitados. Aqui chegaram sem conhecer o nosso idioma, os nossos costumes, mas, nada impediu que aqui realizassem um maravilhoso trabalho social e pastoral. ”, comentou Jane, membro da comunidade e também do Grupo Fraternidade Padre Luiz Palazzolo, criada pelas irmãs.
Durante o tempo que atuaram na Diocese, por meio do Instituto Palazzolo, localizado próximo ao Hospital Regional, na entrada de União da Vitória, as Irmãs desenvolveram um trabalho pastoral e social, auxiliando os mais pobres, as famílias carentes e principalmente às meninas que recebiam afeto, carinho, educação e orientação dos mais diversos tipos.
Envolvidas na comunidade do Bairro São Joaquim e atuantes na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as Irmãs cativaram o carinho daqueles que ali vivem e despertaram ainda o carisma do Pe. Luiz Palazzolo criando posteriormente uma Fraternidade, que leva o nome do padre, onde os leigos auxiliam de modo direto no serviço social e pastoral realizado pelas irmãs.
Ao final de sua homília, Dom Walter Jorge, falou sobre a importância das irmãs na comunidade. “Queridas irmãs, que momento difícil, mas que momento bonito, vocês concluíram uma etapa, não é uma perda, embora a gente se emocione por que a gente sabe a semente que foi plantada é eterna e que ficará para sempre, uma obra que Deus faz ninguém destrói e vocês foram instrumentos, foram sinal de Deus para nós que continuaremos sempre ”, destacou Dom Walter.
A comunidade fez ainda diversas homenagens e foi unânime o agradecimento a elas por tantas obras de caridade, pela ajuda à comunidade e por tantas vidas salvas e transformadas pelo seu trabalho! “Não vamos falar de tristeza, vamos falar de alegria. As Irmãs estão aqui e Deus pode mudar os caminhos e quem sabe elas podem voltar. Então vamos dizer um até logo! ”, disse Nilceia, tesoureira do Conselho Comunitário da capela, que ainda falou do apoio e dos ensinamentos deixados pelas irmãs.
Foram inúmeros os relatos e os agradecimentos por parte da comunidade para com as Irmãs dos Pobres. Emocionada, Irmã Rose definiu a despedida com a palavra gratidão e com o coração dividido agradeceu a Diocese pela acolhida.
Agora, as Irmãs foram transferidas para duas Casas diferentes, uma em Curitiba e outra em Paranaguá, onde continuaram com os trabalhos sociais e pastorais.
A Diocese de União da Vitória agradece ao trabalho realizado por todas as irmãs que passaram pela Casa da Misericórdia e no Instituto Palazzolo. Desejamos copiosas bênçãos do Senhor e que por onde passem sejam sinal de Deus na vida das pessoas.
Texto: Agatha Przybysz
Setor de Comunicação – Diocese
Fotos: Agatha Przybysz e Dayane Pimentel
GALERIA DE FOTOS