A Diocese de União da Vitória publicou nesta quarta-feira, 05, a Edição de maio de seu Jornal Diocesano, Estrela Matutina, que comemora 63 anos neste mês.
Com sua primeira edição lançada no dia 15 de maio de 1958, o Jornal que teve seu início como um Boletim Informativo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus na época, hoje, igreja Catedral, passou para um Jornal Diocesano, após a Instalação da Diocese de União da Vitória, em 03 de março de 1977.
A história completa do Estrela Matutina você encontra nas edições de maio e junho de 2018 (Aqui), quando de seu aniversário de 60 anos. Nesta Edição lançada no dia de hoje, na Coluna ‘Destaque’, na página 02, o (a) leitor (a), fiel, encontra também um resumo dessa história.
Nas páginas deste mês, um retrato do desemprego na Pandemia, trazido por uma pesquisa do Instituto IPEA, ajuda a percebermos o quadro grave para a classe trabalhadora que a Pandemia causou, comparado às duas últimas recessões, de 2015 e 2017. No contexto do ‘Dia do Trabalhador’, celebrado no 1º de maio, o artigo publicado na página 12 do Jornal traz um histórico desta data e também a preocupação da Igreja nesse aspecto social da vida das pessoas.
Iniciativas de solidariedade, como a Campanha de alimentos feita pelo Grupo Mini TLC, os temas sociais debatidos pelos bispos na 58ª Assembleia, que se deu em abril deste ano, e a iniciativa de uma paróquia da Diocese em realizar missas para surdos, demostrando amor e gesto de inclusão para com seus fiéis, estão contemplados no Jornal Diocesano deste mês.
Nas páginas 06 e 07, o Jornal traz duas notícias mais amplas que mereceu destaque como fatos realizados e celebrados no mês de abril. Na página 06, uma história recorda a bela atitude do padre Silvano, falecido no dia 24 de março deste ano, onde um jovem relata a ajuda que recebeu junto com seu amigo, do padre em um acidente que sofreram na BR 476, entre São Mateus do Sul e União da Vitória. Também nessa notícia o Estrela traz a homenagem que a cidade de São Mateus do Sul dedicou ao sacerdote que nela atuou por quase 10 anos, nomeando uma praça em seu nome.
Novas Transferências e Nomeações no Clero da Diocese mereceram notícias também, sendo um fato que envolve a caminhada de fé das comunidades paroquiais da Diocese de União da Vitória e marcam a história desta Igreja Particular. Entre as quatro paróquias que receberam novos padres e diáconos, a igreja Catedral também esteve incluída.
Vivendo ainda o espírito do Tempo Pascal, o Jornal Diocesano traz artigos, como o de Dom Walter Jorge, o Espaço da Liturgia, o Orando com os Salmos, o Santo, e os textos do Concílio, por Dom Walter Ebejer, bispo emérito, que ajudam os leitores a se alimentarem na vida formativa e espiritual. Formação para os Catequistas e Catequisandos também estão contemplados nesta Edição.
Desde março de 2020, o Jornal Estrela Matutina não está tendo sua tiragem impressa, devido aos cuidados e exigências dos protocolos da Pandemia, e devido a restrição do número de fiéis nas celebrações. Alguns exemplares impressos estão sendo feitos apenas para manter o arquivo histórico nas paróquias, Diocese e Universidades. Contudo, a edição online e o Jornal em arquivo PDF está chegando aos fiéis por meio do acesso ao Site da Diocese, e o compartilhamento em grupos de WhatsApp.
A Diocese agradece o apoio dos colaboradores, que divulgando no Site e no Jornal suas marcas, produtos e serviços, assim como a contribuição vinda da paróquias, vêm dando o suporte para que o registro dos acontecimentos e as formações possam continuar acontecendo por meio deste instrumento de comunicação que completa neste mês seus sessenta e três anos de criação.
Acesse o Estrela Matutina nos links abaixo
60 ANOS DO EM EM 2018 – MAIO E JUNHO AQUI
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR